10 destinos para se aventurar no Carnaval

O Carnaval está chegando e isso pode ser um bom motivo para conhecer um lugar novo em busca de aventuras. Nosso país tem uma diversidade tão grande, que é possível desfrutar dos mais diversos cenários e experiências... Separamos 10 destinos para aventureiros de diferentes estilos que querem curtir o carnaval longe da folia!

Paraty - Rio de Janeiro

pico do pao de acucar paraty rj

Paraty é um pequeno paraíso escondido no interior do Rio de Janeiro. Além do centro histórico recheado de opções interessantes, a cidade oferece passeios turísticos para uma diversidade de locais, como praias, cachoeiras, montanhas, entre outros. Para os mais aventureiros, existem trilhas, travessias, campings e muita fogueira para aquecer as 4 noites de Carnaval. Dentre as trilhas mais procuradas, estão: Praia do Sono, Cachoeira do Saco Bravo, Travessia da Joatinga e o, ainda pouco explorado, Pico do Pão de Açúcar.

Bonito - Mato Grosso do Sul

bonito mato grosso do sul

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, é conhecida como a capital do ecoturismo brasileiro. O nome faz jus à beleza natural do lugar, onde é possível desfrutar de inúmeros rios e cachoeiras de água cristalina ao lado de peixes, visitar grutas e observar as estalactites (formações rochosas que parecem gotas condensadas) e até mesmo ver alguns animais silvestres de perto. Bonito oferece passeios e experiências únicas para aventureiros de todos os tipos, além de se destacar pela gastronomia típica, com carnes exóticas, peixes frescos e comida tradicional de fazenda. Entre as inúmeras opções de contato com a natureza, se destaca o maravilhoso nascer do sol na Gruta do Lago Azul. E para uma aventura na água, o rafting no Rio Formoso com guias locais é divertido e inesquecível.

Chapada dos Veadeiros - Goiás

catarata dos couros chapada dos veadeiros goias

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é cenário de muitas histórias envolvendo acontecimentos extraterrestres e existe até quem afirme que uma placa gigante de cristal escondida em seu subsolo emite uma luminosidade que pode ser vista do espaço. O fato é que quem visita a Chapada fica encantado com a beleza e energia do local. Cachoeiras e riachos cercados por rochas, paredões, matas virgens, vastas planícies coloridas por flores excêntricas, araras e tucanos sobrevoando a imensidão do cerrado compõem paisagens lindas e variadas. Além de diversas trilhas que dão acesso a lugares incríveis, um fator interessante para os aventureiros é que a Chapada tem o ponto mais alto do Centro-Oeste brasileiro, a Serra do Pouso Alto, com 1.689 metros de altitude.

Serra do Cipó - Minas Gerais

cachoeira grande serra do cipo minas gerais

A Serra do Cipó, a apenas cem quilômetros de Belo Horizonte, é um verdadeiro paraíso para aventureiros. Além de oferecer diversas cachoeiras, grutas e trilhas, é possível encontrar no local pousadas super charmosas para se hospedar. São muitas as opções de aventuras, entre elas o passeio de caiaque no Rio Cipó, onde se pode observar a fauna com muitos animais ameaçados de extinção e a colorida flora da região. Na Cachoeira das Congonhas, que tem 20 metros de altura e acesso através de uma trilha de cinco quilômetros, é possível praticar rapel desfrutando de um visual espetacular.

Parque Nacional de Aparados da Serra - Rio Grande do Sul

itaimbezinho parque nacional de aparados da serra rio grande do sul

O parque nacional de Aparados da Serra é uma das maiores unidades de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Fica localizado no Rio Grande do Sul, fazendo fronteira com Santa Catarina. Impressionante por sua grandiosidade, não é difícil perder o fôlego observando o visual das montanhas. A principal atração do parque é o Cânion do Itaimbezinho. Seu nome é de origem tupi guarani e significa “pedra cortada”, isso porque seus paredões de 5,8 quilômetros de extensão e 720 metros de profundidade parecem ter sido cortados por uma faca. A parte de cima do cânion oferece duas trilhas, a do Vértice e a do Cotovelo, e na parte de baixo está a trilha do Rio do Boi – onde se pode fazer um passeio muito especial por dentro do cânion.

Parque Estadual do Jalapão - Tocantins

parque estadual do jalapao tocantins

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é ainda pouco conhecido e selvagem – características que podem atrair os aventureiros com alma desbravadora. O acesso ao Jalapão não é fácil e muitas vezes os celulares não funcionam por lá. O clima é de deserto e é preciso abrir mão do conforto, mas o lugar reserva algumas das paisagens mais bonitas do Brasil. Cachoeiras maravilhosas, poços de águas verde esmeralda e enormes dunas estão escondidos no final de longas estradas de terra. Entre os principais passeios, estão a Cachoeira da Velha, o Fervedouro, as Dunas e o Mirante, todos bastante distantes entre si e com a opção de acampamento.

Chapada Diamantina - Bahia

morro do pai inacio chapada diamantina bahia 1f5423

Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é o destino ideal para os aventureiros amantes de trekking. São cachoeiras, grutas, cânions e vales espalhados por cidadezinhas que eram muito conhecidas no século 19 – época em que a região era famosa por suas jazidas de diamantes. Vale a pena conhecer as cidades de Lençóis, Mucugê, Andaraí e Vale do Capão. Para se hospedar, existem pousadas charmosas onde se pode encontrar hospitalidade e muitas histórias da época do Ciclo dos Diamantes. Mas a atração mais especial é a Travessia do Vale do Paty, que é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Feita em cinco dias por um percurso de 70 quilômetros cheios de rios, quedas d’água, vales, poços e grutas, a caminhada tem uma peculiaridade que a torna ainda mais interessante: as casas dos nativos servem como abrigo para os aventureiros.

Fernando de Noronha - Pernambuco

fernando de noronha pernambuco brasil

O Arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao Estado de Pernambuco e é um dos destinos mais procurados do Brasil, tanto por brasileiros como por estrangeiros. Em apenas 17 km², praias de cores e beleza inacreditáveis e vida marinha riquíssima compõem cenários de férias dos sonhos para quem gosta de água e, principalmente, de mergulho. Além de oferecer um dos mais bonitos mergulhos com cilindro do mundo, até mesmo nas praias é possível ver grande diversidade de peixes, tartarugas, golfinhos e até tubarões. A preservação da biodiversidade é levada muito a sério em Noronha e o resultado disso é incrível. Nada lá é barato, já que todas as coisas chegam de avião ou barco, então é preciso estar preparado para preços acima da média, além da taxa por diária de permanência no local. Entre as muitas opções para explorar e se encantar, a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos estão entre as praias mais conhecidas de Noronha, com beleza inquestionável e sintonia perfeita entre céu, sol e mar.

Pantanal - Mato Grosso / Mato Grosso do Sul

pantanal mato grosso mato grosso do sul

Considerada a maior planície alagável do mundo, o Pantanal se estende pelos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Paraguai e Bolívia. Apenas a parte brasileira tem 140mil km², onde animais selvagens das mais variadas espécies vivem em seus habitat naturais. No meio da mata ou nos rios, é possível ver capivaras, tamanduás-bandeira, macacos, cervos, jacarés e, com alguma sorte, as muito esperadas onças-pintadas. Nesse verdadeiro santuário ecológico é possível ver um pôr do sol estonteante, com tons fortes que se misturam no horizonte. A trilha sonora fica por conta das mais de 650 espécies de aves que sobrevoam a região. É um lugar único, onde os aventureiros vão encontrar oportunidades incríveis de contemplação da natureza.

Maragogi - Alagoas

maragogi alagoas

Maragogi, localizada no estado de Alagoas, é o destino para quem quer curtir praias lindas com ótima infraestrutura de hospedagem. Mar cristalino, areia fina, recifes e coqueirais enchem os olhos, e para deixar o local ainda mais especial, existem diversas piscinas naturais: Galés, Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba são incríveis e propiciam mergulhos ao lado de peixes. Praias como Burgalhau, Ponta do Mangue e Barra Grande trazem uma tranquilidade ímpar, com suas águas azuis rodeadas por vilas de pescadores e barquinhos coloridos navegando pelo mar. Nas pequenas cidades de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, é possível fazer passeios de barco e caminhar por construções históricas. A gastronomia da região é uma atração à parte, com excelentes pratos de frutos do mar.

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe