Alpinista morre no Monte Everest ao cair de uma altura de mais 1 km

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos anos de idade, morreu neste domingo após uma queda de mais de mil metros - ou um quilômetro, na conversão - no Monte Everest, localizado na fronteira do Tibete com o Nepal. As informações são da própria equipe de apoio do atleta.

O experiente alpinista era detentor de inúmeros recordes na modalidade "speed climbing" do esporte, sendo o mais rápido em diversas travessias que participou em competições pelo mundo.

Atualmente, ele estava se preparando para duas ações ambiciosas: no Everest e no Lhotse.

Segundo os organizadores da expedição, Steck caiu no campo 1 do monte Nupse e seu corpo foi resgatado e levado para Lukla, onde há o único aeroporto da região. A família do suíço informou que as circunstâncias da morte ainda não estão claras.

"A família está enormemente triste e pede que a mídia se abstenha de especular sua morte, por respeito e consideração por Ueli. Quando formos informados sobre os fatos da morte de Ueli Steck, a mídia será informada", publicaram em comunicado oficial. 

O Monte Everest, também conhecido no Nepal como Sagarm?th? e no Tibete como Chomolungma, é o ponto mais alto do planeta Terra, localizado na cordilheira Mahalangur Himal. Seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar e seus vizinhos são Lhotse (8.516 metros), Nuptse (7.855 metros) e Changtse (7.580 metros).

O local atrai muitos praticantes de esportes radicais, alguns deles experientes, como era o alpinista Ueli Steck. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima ao cume pela face sudeste no Nepal, conhecida como a rota padrão, e outra pela face norte no Tibete, na China. Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Everest apresenta perigos, como mal da montanha, condições climáticas, ventos fortes e até mesmo avalanches.

Fonte: Esporte - iG

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?