Como subir a Carrasqueira da Pedra da Gávea
A carrasqueira possui 30 metros de altura e fica cerca de 20 minutos antes do cume da Pedra da Gávea.
Nesse vídeo dá pra perceber que a carrasqueira não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso muita atenção em todos os detalhes durante a escalada, pois ficamos expostos do início ao fim.
Nas rochas existem apoios tanto para as mãos quanto para os pés, durante toda a escalada. Só é preciso ter atenção para saber o local exato para se firmar. Vale lembrar que a subida não exige muita força, o segredo é o jeito com que você se apoia entre as rochas.
A primeira vez é sempre mais desafiadora, mas com o tempo você vai decorando os caminhos e pegando os macetes. Digo caminhos porque existem trechos diferentes para subir a carrasqueira, alguns mais fáceis e outros mais difíceis. Isso você vai entender melhor quando estiver lá.
O mais complicado é quando a carrasqueira está engarrafada, ou seja, com fila de gente para subir. É nessa hora que surgem os comentários aterrorizantes que acabam deixando algumas pessoas apavoradas. No fundo, podemos dizer que para vencer a carrasqueira você precisa controlar mais seu psicológico do que seu esforço físico. Até porque a maioria das pessoas já chega lá sabendo de mil e uma histórias apavorantes.
Relaxe e pratique, mas não abuse. A carrasqueira é, sim, muito perigosa!
Se você não tem experiência ou está inseguro, não hesite em contratar um guia para te auxiliar com o equipamento necessário durante a escalada. Lembre-se que sua segurança é muito mais importante!
Quer saber mais sobre a trilha da Pedra da Gávea? Dá uma conferida aqui.
Deixe seu comentário
Fátima
Muito bom bem explicativo , está de parabéns
Mickets
"Exite"? "Hesite"
Thiago HD
Corrigido. Obrigado!
Workoutrekking
Publiquei este trabalho de mídia instrutiva com a devida citação do autor.
Belo trabalho, Parabéns!!!
Thiago HD
Obrigado!
Reis Junior
Muito Mito hein
Rosane Fernandes de Castro
Eu tenho pressão alta, vcs acham que da pra eu fazer essa trilha.
Thiago HD
Olá, Rosane! Gostaria de reforçar que essa trilha é uma das mais difíceis do Rio e exige muito esforço físico. Recomendo que você busque essa informação com seu médico, que saberá indicar a melhor forma de você fazer exercícios físicos com segurança.