Parque Municipal inscreve para visita monitorada em Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal do Verede e Meio Ambiente recebe inscrições para a segunda visita monitorada do ano ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo. A visita será no dia 18 de fevereiro, das 9h às 12h. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo telefone 4798-5959. Ao todos são 100 vagas.

No dia 4 de fevereiro, 22 pessoas participaram da primeira atividade do ano no parque. A programação inclui a recepção das pessoas, uma palestra sobre o ecossistema da reserva e em seguida a trilha, que é percorrida com o apoio de monitores.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, explica que a trilha é uma oportunidade para os mogianos reverem o parque, que foi um espaço urbano nas décadas de 70 e 80 e se transformou em uma unidade de conservação. “Há também paulistanos e moradores de cidades vizinhas que se inscrevem para ter contato com a natureza. Enfim, é um público variado”, diz.

A trilha é considerada de média complexidade e os participantes podem ver algumas das 300 espécies nativas de vegetação existentes no parque, algumas curiosas, como as micro-orquídeas. Além disso, com um pouco de sorte, também é possível avistar animais.

O parque tem 352,3 hectares de área e abriga 300 espécies de vegetação. No local, já foram identificadas quase 300 espécies de aves, o que é quase o mesmo que em toda a Europa, além de 40 espécies de mamíferos.

O reconhecimento do parque como unidade de conservação, desde 2009, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.

Clique aqui para assistir o vídeo.

Fonte: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe