Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Quem gosta de fazer trilhas e ficar em contato com a natureza, não pode deixar de conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizado entre os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, em Goiás, o parque apresenta um vasta extensão territorial, com diversas formações vegetais e nascentes  d’água. Considerado uma das regiões mais bonitas do cerrado, preserva áreas de antigos garimpos, sendo também, fonte de história e referência para muitos pesquisadores.

Em 2001, o parque se tornou Patrimônio Mundial Natural e, desde então, tem atraído ainda mais visitantes. O roteiro do parque inclui desde passeios mais calmos, como apreciação da paisagem e caminhada, até atividades mais radicais, como o rapel e a tirolesa. Por isso, ao planejar uma viagem pra aquela região, é necessário ter a rota em mãos!

Principais Trilhas

Fazer o percurso de forma segura faz toda a diferença. Por isso, listamos as principais trilhas do parque com informações sobre cada uma delas. Confira abaixo.

Travessia das Sete Quedas

travessia das sete quedas chapada dos veadeiros goias por thais dos reis mendonca

A trilha é feita entre 2 e 3 dias. É necessário acampar no local. O percurso possui 23 Km e o nível de dificuldade é considerado pesado.

Trilha dos Saltos

cachoeira salto de 80 metros parque nacional da chapada dos veadeiros go

Com percurso de aproximadamente 10Km (ida e volta) essa trilha é considerada moderada e tem duração estimada de 4h às 6h. O  Salto 1, possui  80m de queda  livre e um poço para banho. Já o Salto 2, possui 120m de queda e pode ser apreciado no mirante da trilha. Além disso, nessa trilha é possível visitar as corredeiras.

Trilha dos Cânions

trilha dos canions parque nacional da chapada dos veadeiros go

A trilha completa tem cerca de 12Km (ida e volta) com duração estimada de 4h às 6h. Inclui visitas ao Cânion 1, Cânion 2 e as Cariocas, que é uma cachoeira repleta de quedas d’água. Tem nível de dificuldade moderado.

Trilha Seriema

É uma trilha mais curta, com apenas 800m de distância. Duração estimada é de 1h30min. Considerada bem leve.

Mirante da Janela

mirante da janela chapada dos veadeiros goias por rosimeire rufino da rocha

A trilha possui cerca de 4 km alternando duas subidas íngremes e uma descida.

Há apenas um ponto para banho ao longo da trilha (Cachoeira do Abismo), que só é possível encontrar nos períodos mais chuvosos.

O ponto mais fotografado do local é a famosa janela formada por uma moldura de pedras. Para ter a vista igual a da foto é preciso subir uma pedra mais alta ao lado da janela.

É bom reservar um dia somente para essa trilha. Essencial levar muita água e lanche. O percurso é cercado por paisagens lindíssimas e o visual no topo do Mirante é de tirar o fôlego.

Cachoeira das Cariocas

cachoeira das cariocas chapada dos veadeiros goias por jonatas batista mattos

É uma trilha de média intensidade dentro do Parque, que nos presenteia ao final com uma das melhores cachoeiras para banho. Um lugar incrível, com águas cristalinas e incidência solar durante todo o dia que fazem a visita a Cachoeira das Cariocas ser uma experiência muito agradável.

Vale da Lua

vale da lua chapada dos veadeiros goias

Com visual que parece de outro mundo, o Vale da Lua é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel.

Está localizado em uma propriedade particular entre Alto Paraíso e a pequena Vila de São Jorge. A trilha de acesso é curta, com cerca de 800 metros, e o nível é leve.

A visitação a este local é cobrada na entrada da propriedade.

Cachoeira Santa Bárbara

cachoeira santa barbara chapada dos veadeiros goias por camila batista alves teles

Além dos locais já citados, um outro destino muito procurado na região da Chapada dos Veadeiros é Cachoeira Santa Bárbara.

Ao contrário do que muitos pensam, a cachoeira não está localizada em Alto Paraíso e, sim, no Quilombo Kalunga, município de Cavalcante.

De carro, a partir de Alto Paraíso, até a cachoeira são aproximadamente 125 km, então é necessário sair cedo de Alto Paraíso para pegar o melhor horário, quando sol do meio-dia fica exatamente na cachoeira deixando ela extremamente mais linda.

Obs.: é obrigatório a contratação de guia para acessar a cachoeira.

Cataratas dos Couros

catarata dos couros chapada dos veadeiros goias

As Cataratas dos Couros são formadas pelas quedas do Rio dos Couros, sendo as principais atrações a Cachoeira da Muralha, Cachoeira São Vicente (Almécegas Mil), Cachoeira Parafuso Parafuso, Cachoeira Bujão e Cânion dos Couros. Chega-se através de trilha a todos esses lugares.

Cachoeiras Almécegas

cachoeira almecegas 1 chapada dos veadeiros por daniela almeida

O acesso se dá por meio da Fazenda São Bento, que faz a cobrança de uma taxa de entrada e pagamento apenas em dinheiro. A propriedade oferece estacionamento para deixar o carro.

O local possui um conjunto de 3 cachoeiras: Almécegas 1, Almécegas 2 e São Bento.

Cachoeira dos Macaquinhos

cachoeira do encontro complexo de cachoeira do macaquinho chapada dos veadeiros goias

Macaquinhos é um complexo aquático natural dentro de uma propriedade particular a 50 km de Alto Paraíso de Goiás. Conta com estacionamento, lanchonete, banheiros e infraestrutura com área de camping.

São 8 cachoeiras: Banho dos Macacos, Poço Sereno, Pedra Furada, Banho Pelado, Poção do Jaracuçu, Poço do Jump, Cachoeira da Caverna e Cachoeira do Encontro.

Atenção: se você não estiver com um carro 4x4, não arrisque e deixe seu carro a 900 metros da recepção - há uma placa indicando a distância e o risco de atolamento para carros sem tração nas 4 rodas.

Raizama

raizama chapada dos veadeiros goias por marcelly dos santos cunha

A trilha é formada por um circuito bem demarcado e não é necessário contratação de guia para fazê-la. O local possui estacionamento para os visitantes e na recepção é cobrada uma taxa de entrada.

Vídeo

Confira o vídeo que fizemos em nossa pasagem pela Chapada dos Veadeiros em junho de 2014.

Como chegar

A entrada do parque está localizada na Vila de São Jorge e pode ser feita de forma gratuita. É importante destacar que o caminho entre a Vila São Jorge e a portaria do parque é de aproximadamente 1Km. Esse percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de carro.

Horário de funcionamento

O registro dos visitantes é feito mediante o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas. O parque fica aberto para visitação de terça a domingo e, também, aos feriados. Em época de férias escolares, ele abre todos os dias, com entrada às 8h e às 12h, e saída até às 18h.

Onde ficar

É importante ter em mente que a Chapada dos Veadeiros é constituída por diversos vilarejos. Por isso, é importante escolher os locais mais próximos ao parque para não se perder. Abaixo, listamos algumas orientações sobre as cidades mais próximas do parque.

Hospedagem em Alto Paraíso de Goiás

Com aproximadamente 8 mil habitantes, a cidade é considerada uma das mais desenvolvidas daquela região, concentrando um número considerável de pousadas, bares, restaurantes, bancos, farmácias, etc. É também o município mais próximo do parque.

Hospedagem em São Jorge

Ex-comunidade garimpeira, oferece infraestrutura adequada para os visitantes. O povoado que está a 36 Km da cidade Alto Paraíso de Goiás, é conhecido pela sua vida noturna.

Dicas essenciais

  • Leve água e comida: para percorrer bem todos os caminhos das trilhas é de suma importância se manter hidratado. Por isso, beba bastante água e leve comidas saudáveis na mochila.
  • Utilize roupas adequadas: tênis, roupas leves, óculos escuros e bonés são os mais indicados.
  • Passe protetor solar: proteja sua pele do sol. Abuse do protetor!
  • Visite o parque com profissionais qualificados: as trilhas podem ser feitas sem guias, mas procure ir com pessoas que conhecem a região. Isso irá garantir mais segurança.
  • Mantenha-se nas trilhas sinalizadas: é essencial obedecer as normas do parque para não correr nenhum risco. Por isso, siga a sinalização!

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui uma das paisagens mais bonitas e ricas do país. Então, se você está procurando novos destinos para se aventurar, já pode se programar para conhecê-lo!

Aproveite para conferir mais fotos da Chapada dos Veadeiros clicando aqui.

Trace sua rota até lá

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Beá Romero

    Beá Romero

    Parabéns pelo site.

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR