Parque Nacional do Monte Roraima

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Ao norte da América do Sul, na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana está localizado o Monte Roraima. Um lugar mágico que, anualmente, atrai milhares de visitantes que vão para o local com o intuito de superar seus próprios limites e descobrir belezas singulares. Devido ao seu tamanho e por estar distribuído entre três países, é importante destacar que a maior parte do Monte, aproximadamente 85%,  fica no lado Venezuelano e é protegida pelo Parque Nacional Canaima, os outros 10% fica ao norte da Guiana e apenas 5% encontra-se no Brasil, sob os cuidados do Parque Nacional do Monte Roraima.

Com 116.000 hectares, o Monte é considerado uma das montanhas mais antigas do mundo e abriga uma grande diversidade de plantas, insetos, anfíbios e lagartos. Devido à sua proximidade com a linha do Equador, a região tem grande influência do clima tropical, apresentando temperatura média anual entre 20ºC e 22ºC. Porém, vale ressaltar que as condições climáticas no topo da montanha são bem diferentes da sua base, podendo variar bastante, entre os 10ºC durante o dia e aos 2ºC durante a noite.

Tendo a forma de uma mesa, denominado pelos índios de “Tepuí”, o Monte é um tipo de platô cercado por falésias e está a 2.875 metros acima do nível do mar. A sua extensão e seu entorno encanta por apresentar vários tipos de formações rochosas, piscinas naturais, abismos e cachoeiras incríveis. Todo o planalto é composto por arenito, um tipo de rocha sedimentar formada no período Proterozoico (aproximadamente 2 bilhões de anos) e recoberto por camadas de argila, conglomerados e diques de diorito datados do período mesozoico. Ao caminhar pelo Monte, a sensação que se tem é de está pisando num lugar pré-histórico, dado ao seu estado de conservação.

Apesar de ocupar uma pequena área no território brasileiro, o Monte representa um dos maiores cumes do nosso país.  Dizem que quanto mais se caminha por lá, mais dá vontade de ficar. Por isso, pra ajudar você a traçar sua rota, listamos algumas atrações imperdíveis que essa montanha oferece. Confira!

Principais Atrações do Monte Roraima

A maior parte dos pontos turísticos do Monte se encontra no lado venezuelano. Mas, também há atrações no lado brasileiro e guianense. Veja alguns deles.

La Ventana

É um mirante de onde se avista o Monte vizinho kukenan. O ideal é ir bem cedo para pegar o céu limpo e desfrutar de toda a paisagem.

Maverick

maverick monte roraima

Corresponde a uma pedra que recebeu esse apelido pelo seu formato ser semelhando ao do carro de mesmo nome, famoso na década de 60/70. É o ponto mais alto do monte. Lá de cima é possível ter uma vista linda de grande parte da região.

Abismo da Guiana

Ao subir nesse abismo é possível observar toda a Guiana e ter uma visão diferenciada do Monte.

Jacuzzis

É uma sequência de piscinas naturais com águas transparentes e geladas. É um dos lugares mais bonitos do monte. As águas ficam com tom amarelado devido às rochas e aos sedimentos.

Catedral

É uma formação rochosa que possui uma cachoeira fechada numa espécie de gruta. A temperatura da água é bem gelada, mas é propicia para um banho.

Vale dos Cristais

É um vale repleto de pedras cobertas com cristais, que dão um visual encantador para o trajeto. É importante ressaltar que não pode levar nenhuma pedrinha para casa, pois todos são revistados ao final da expedição e quem for pego, paga multa.

El Fosso

Possui um lago situado em um fosso largo e profundo. É uma paisagem incrível, dependendo das condições das rochas é possível descer até bem perto dele.

Lago Gladys

monte roraima por vinicius andrade malacarne

Fica cerca de 3 horas de caminhada do acampamento Gruta do Quati. Ele é avistado de um mirante, não sendo adequado para nado.

Mirante do Quati

De lá é possível observar uma parte da floresta amazônica. Além disso, desse mirante os visitantes conseguem ver um nascer do sol maravilhoso.

Punto Triple

Um monumento piramidal que marca a fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Fica sobre um chão de pedras.

Proa

É uma formação rochosa que lembra  a proa de um navio. Não é de fácil acesso, pois as trilhas não são demarcadas. Para alcançá-la é preciso levar cordas e atravessar um enorme cânion.

Como Chegar?

O Monte Roraima possui a maior parte localizada no lado Venezuelano. Para chegar até lá, saindo do Brasil, você deve ir para Boa Vista, capital de Roraima e de lá pegar um transporte até Santa Elena do Uairén (Venezuela). Lá, você deverá contratar um guia local para chegar ao Monte.

Sobre Boa Vista, Capital de Roraima

Localizada no extremo norte do Brasil, a cidade possui cerca de 314 mil habitantes e concentra mais de dois terços da população do estado. A melhor forma de chegar até lá é por meio de avião, fazendo escala/conexão em Brasília ou Manaus. O aeroporto de Boa Vista é bem pequeno e fica próximo ao centro da cidade, facilitando a ida do terminal para um hotel ou pousada.

Caso você prefira ir de carro, poderá pegar a estrada, a partir de Manaus pela BR -174. São 750 Km da capital amazônica até Boa Vista.

Cruzando a Fronteira Venezuelana

Como mencionamos, Santa Elena é a cidade que leva ao topo do monte. Para chegar até lá, saindo de Boa Vista, são 230 Km. A última cidade do lado brasileiro é Pacaraima. A melhor forma de cruzar é através dos táxis licenciados. O trajeto dura cerca de 3h.

De Santa Elena é preciso ir para Paraitepuy, uma pequena vila de onde partem as expedições para o Monte Roraima.

Onde Ficar?

Geralmente esse tipo de passeio requer mais tempo. Por isso, é aconselhável contratar uma agência local, com guias especializados, que vão te indicar os acampamentos disponíveis ao longo do monte.

Curiosidades

O Monte Roraima é considerado pelos indígenas venezuelanos e brasileiros como "A Casa de Macunaíma". O primeiro homem branco a conhecer o Monte Roraima foi o inglês Walter Raleigh que no final do século XVI, estando em busca de tesouros, entrou nas Antilhas e cruzou a floresta na região da Guiana. Ele teria chegado apenas à base do Monte. Mesmo assim coletou material suficiente para escrever a obra que denominaria “Montanha de Cristal”. Alguns anos depois, o inglês e botânico, Everard Im Thum, subiria, de fato, ao cume da montanha, deixando relatórios detalhados de sua expedição, que além de serem publicados na National Geografic, inspirariam o escritor Conan Doyle a escrever o clássico "O Mundo Perdido".

monte roraima parque nacional canaima

Outras Informações

Telefone: (95) 3592-1807 / (61) 2028-9784
E-mail: parnamonteroraima@icmbio.gov.br

Você já fez essa expedição? Como foi a experiência de visitar esse paraíso perdido? Conta pra gente nos comentários!

Trace sua rota até lá

Parque Nacional do Monte Roraima
Parque Nacional do Monte Roraima

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR