Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.
- Atrativos do parque
- Mirante da Baía dos Golfinhos
- Buraco do Galego
- Praia da Atalaia
- Baía do Sueste
- Baía do Sancho
- Morro São José
- Baía dos Porcos
- Caverna do Capitão Kid
- Sítios históricos
- Projeto Tamar
- Como chegar?
- Onde ficar?
- Ingressos
O Arquipélago de Fernando de Noronha abriga umas das mais deslumbrantes paisagens do Brasil. Localizado em Pernambuco, ele é constituído por 21 ilhas e ocupa uma área total de 26 Km², da qual 17 Km² correspondem à ilha principal. Sendo um dos destinos mais cobiçados dos turistas, a região encanta não apenas pelas praias de águas verde esmeralda, mas, principalmente, por abrigar diversas espécies ameaçadas de extinção.
Com o intuito de preservar a natureza local, em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho que, desde então, passou a desenvolver diversos projetos de proteção da fauna e flora da região. Desde 2001, o parque foi reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque recebe milhares de turistas anualmente e proporciona experiências únicas aos visitantes que ficam em plena sintonia com a natureza.
O clima das ilhas é tipicamente tropical, com temperatura média anual de 26º e chuvas concentradas entre os meses de fevereiro e julho, sendo abril o mês mais chuvoso.
Então, se você pensa em se aventurar nesse paraíso é preciso planejar!
Atrativos do parque
É impossível não querer conhecer cada pedacinho desse lugar! Em meio a tanta biodiversidade, o parque oferece aos visitantes diversas opções de laser, tais como: passeios de barcos, mergulhos no fundo do mar, trilhas etc. Abaixo, listamos alguns dos principais atrativos dessa região. Confira!
Mirante da Baía dos Golfinhos
Esse mirante é parada obrigatória para aqueles que desejam admirar as manobras dos golfinhos. Indo pela manhã, é possível ver um verdadeiro espetáculo, proporcionado por esses animais. O acesso a ao local é feito mediante autorização prévia do IBAMA.
Buraco do Galego
O Buraco do Galego, na Praia do Cachorro, é uma espécie de piscina natural localizada na extrema direita de quem desce a escadaria, chega na areia e anda alguns metros em direção aos rochedos localizadas na parte direita da praia. É Diferente da maioria das trilhas, com um visual incrível, o local é de fácil acesso.
Praia da Atalaia
Um dos destinos mais procurados pelos visitantes, apresenta uma paisagem deslumbrante, que lembra a origem vulcânica da ilha. Com piscinas naturais rasas, essa praia permite a visibilidade de diversos peixes. O acesso é feito por pequenos grupos, mediante autorização do IBAMA. Você pode saber mais sobre essa praia, clicando aqui.
Baía do Sueste
Nesse atrativo, o turista pode optar por um mergulho guiado que percorre toda uma trilha submarina. Durante o passeio, é possível ver tartarugas marinhas e outras espécies como polvo, lagostas, raias, pequenos tubarões, entre outros.
Baía do Sancho
Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, é composta por águas de diferentes tonalidades, banco de corais e areia clarinha. O acesso pode ser feito por terra, através de uma trilha que fica num mirante, ou por barco, com saída na Praia do Porto.
Morro São José
No Parque é possível fazer várias trilhas. Dentre elas, uma leva ao Morro São José, uma ilha secundária do arquipélago, que apresenta uma piscina natural e o forte São José. A trilha pode ser feita caminhando, caso a maré esteja baixa, ou a nado. Para saber mais sobre esse passeio, clique aqui.
Baía dos Porcos
Com uma pequena faixa de areia rodeada por pedras, de origem vulcânica, a Baía dos Porcos fica sob a sombra de uma falésia de 30 metros. Na maré baixa, são formadas as piscinas naturais e é possível observar toda fauna marinha.
Caverna do Capitão Kid
Localizada entre a praia da Caieira e a praia do Atalaia, o acesso a esse ponto turístico é feito mediante duas trilhas. O nome da caverna faz referência à lenda do Capitão Kid, um pirata que havia escondido seus tesouros naquela região.
Sítios históricos
Além de todos esses cenário paradisíacos, os turistas ainda têm a oportunidade de conhecer a história local através de algumas edificações como o forte de São Pedro de Boldró, o forte de Santo Antônio, a capela de São Pedro dos Pescadores, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, entre outros.
Projeto Tamar: uma atração a parte!
Em 1984 teve início os primeiros trabalhos do Tamar na região. A praia do Leão foi detectada como a principal área de reprodução, alimentação, crescimento e repouso da tartaruga-verde e da tartaruga-de-pente. Com o passar dos anos, o local tornou-se o embrião do Parque Nacional Marinho, que teve sua criação em 1988.
Hoje, o parque abriga uma das bases mais importantes do projeto, se configurando como um verdadeiro laboratório natural, que oferece excelentes condições de pesquisas.
Além de preservar as espécies locais, o projeto desenvolve trabalhos de sensibilização e educação ambiental, atraindo, assim, milhares de visitantes anualmente. Sem dúvida, é um local que vale a pena conhecer!
Como chegar?
Há voos diários de Recife, capital de Pernambuco, e Natal, capital do Rio Grande do Norte, para a ilha. O voo dura em média uma hora. Pode-se chegar ao arquipélago, também, pelo mar, em cruzeiros marítimos e embarcações particulares no porto da Baía de Santo Antônio. Fernando de Noronha está a 545 Km de Recife (PE), 360 Km de Natal (RN) e a 710 Km de Fortaleza(CE).
Onde ficar?
Existem diversos tipos de pousadas nas ilhas, sendo que a maioria é domiciliar. Mas, existem também pousadas mais sofisticadas. Por isso, é importante verificar junto a administração do parque se a hospedagem escolhida é regular.
Ingressos
O ingresso para o parque dá direito ao turista acessar todas as áreas de visitação pública. Vale ressaltar, que os serviços relacionados a mergulho, passeio de barco e outros, são cobrados à parte. A compra do ingresso pode ser feita no site do Parque: www.parnanoronha.com.br/ingressos.
Cerca de 70% do valor dos ingressos arrecadados são revertidos em ações de melhorias diretas ao Parque através de projetos de reforma e manutenção de trilhas, sinalização interpretativa e manutenção do Centro de Visitantes.
Conheça também
Outras informações
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: www.icmbio.gov.br.
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: www.parnanoronha.com.br ou (81) 99453 2674.
Deixe seu comentário