Se você é movido a adrenalina, Queenstown é o seu lugar

Considerada a capital da aventura mundial, Queenstown tem a maior quantidade e variedade de esportes radicais por metro quadrado de todo o mundo. Aliás, muitas dessas aventuras foram inventadas nesta pequena cidade que fica na ilha sul da Nova Zelândia.

queenstown 3 nova zelandia

Não importa a sua idade ou experiência, ou até mesmo a temporada que você irá visitar a região, haverá sempre muita emoção te aguardando! Emoções que podem revigorá-lo ou até mesmo... destrui-lo!

Mas não se preocupe... todas as operadoras de esportes de aventura (localizadas ao longo da Shotover Street) são extremamente preocupadas com a segurança e o índice de acidentes graves é muito baixo. Dependendo da época, sugiro realizar suas reservas com certa antecedência pois alguns locais limitam o numero de visitantes por dia.

Queenstown está rodeada pela cordilheira Remarkables e às margens do terceiro maior lago da Nova Zelândia, o Wakatipu. Sua geografia é única, formada por inúmeros cânions, rios e lagos, oferecendo assim oportunidades de aventura na água, na terra ou no ar...

Aventuras pelo ar

Se você deseja experimentar Queenstown de cima, existem várias opções!

Skyline Gondola

A “aventura” mais leve que você pode experimentar por lá é subir ao topo da montanha Bobs´s peak usando a gôndola. Nível de esforço zero, mas vale a pena! Lá em cima tem restaurantes com vista espetacular, além de um número grande de atividades como trilhas, bike park, luge e o tour Stargazing, que em noites estreladas você pode observar o céu da Nova Zelândia.

skyline gondola queenstown nova zelandia

Paragliding

O melhor voo de paragliding é aquele que sobrevoa o lago Wakatipu. Contrate ali mesmo no Skyline com a empresa G Force. Antes de voar você faz uma trilha até o topo da montanha passando por uma floresta de pinheiros nativos.

Optei por um voo panorâmico, mas sei que você também pode escolher um acrobático! Não esqueça de reservar com antecedência por conta da dependência das condições meteorológicas.

paragliding queenstown nova zelandia

Zip Trek

A empresa Zip Trek Eco Tours construiu um complexo de tirolesas no meio da floresta de faias nativas, logo acima do Skyline, no Bobs Peak, e de cara para o lago Wakatipu.

Você pode optar pela aventura de 4 ou 6 tirolesas.

As tirolesas são puramente alimentadas pela gravidade, ou seja, você não precisa se preocupar em controlar sua velocidade. Guias treinados irão acompanhá-lo, cuidando da sua segurança e o ajudando com o equipamento.

zip trek canopy tour queenstown nova zelandia

E de plataforma em plataforma você vai experimentar um “canopy tour”. A última tirolesa é a mais íngreme do mundo! E na mais comprida, que mede 300 metros, você alcançará a velocidade de 70 km/h.

Se joga nessa que é um barato!

Sky Diving

Estando em Queenstown, mesmo com medo, o paraquedismo é uma “obrigação”! Ahaha! Eu não caí nessa... Mas posso garantir que skydive é uma das maiores atrações na região, oferecendo saltos de 9000, 12.000 ou 15.000 pés!

sky diving queenstown nova zelandia

Ter alguém para empurrá-lo para fora do avião certamente vai ajudar!

A N Zone é a mais famosa empresa de paraquedismo em Queenstown, e possivelmente sua aposta mais segura. A dica é agendar seu skydive logo quando chegar pois seu salto dependerá das condições meteorológicas.

Bungy Jumping

Literalmente este “esporte” não foi criado para os fracos!

Você pode começar com o salto na Kawarau Bridge, de 43 metros.

bungy jumping queenstown nova zelandia

Esse foi o primeiro bungy do mundo, criado ali mesmo, quando AJ Hackett e Henry van Asch, em 1988, destemidamente saltaram para a história na ponte Kawarau. Suas opções incluem sacudir-se acima da água, tocar a água, ou se molhar!

Se isso não é emocionante o suficiente, rume para o Nevis Bungy - 134m acima do Rio Nevis. São quase 9 segundos de queda que vão parecer uma eternidade pra você. Desafie seus limites!!

Heli Trail Picnic

Com paisagens dignas de filme (literalmente, pois a região foi escolhida como cenário da trilogia Senhor dos Anéis), Queenstown é ideal para voos de helicóptero. São incríveis as vistas dos lagos, das montanhas e do céu!

heli trail picnic queenstown nova zelandia

Com a empresa Over The Top fomos ao topo das Remarkables de helicóptero, carregando muita disposição para as trilhas e 2 exemplares dos melhores vinhos neozelandeses. Ficamos no topo da montanha por horas, com o lago Wakatipu aos nossos pés. O piloto nos deixou com um rádio, e através dele, no final do dia, pedimos resgate!

remarkables queenstown nova zelandia

O nome Remarkables foi dado pelos primeiros colonizadores para descrever essa vista aí. #awesome!

remarkables 2 queenstown nova zelandia

O pico mais alto da Remarkables  está a 2319 metros e chama-se Double Cone.

Além de voar por Queenstown, você pode chegar até Milford Sounds, a região dos fiordes do sul da Nova Zelândia. Não tive tempo para chegar até lá, mas definitivamente é um passeio que você deve incluir na sua rota pela Nova Zelândia.

double cone queenstown nova zelandia

Aventuras por terra

Luge

O Luge é imperdível, diversão garantida para todas as idades. É um carrinho de rolimã que desce uma pista em ritmo acelerado, mas com um sistema de freio que é possível controlar sua velocidade. A primeira vez que você desce, necessariamente, tem que treinar numa pista para iniciantes (a pista azul), e na segunda vez, se quiser, já pode descer pela pista mais rápida (a vermelha), mais íngreme, com curvas mais inclinadas e até túneis!

luge queenstown nova zelandia

O luge parte do Skyline Gôndola também. A dica é comprar mais de uma volta porque certamente você não vai querer parar de descer. E se você estiver em um grupo de mais de 3, compre o family pass.

Biking

Queenstown tem mais de 120 km de trilhas para bicicletas, entre cross-country, downhill tracks e jumping parks.

Minha rota preferida foi sair do centro de Queenstown, rodear todo o lago em direção a Arrowtown, uma cidadezinha encantadora da época da corrida do ouro, passando por inúmeras vinícolas no Vale Gibbston.

Se você prefere saltar, há vários parks como o George Road Jump Park, Wynyard Jump Park e o mais famoso, o Skyline bikepark com mais de 27 trilhas diferentes em terrenos variados. O Skyline bike park fica no meio da Reserva de Ben Lomond.

biking queenstown nova zelandia

Heli-Biking

Mais uma super aventura que Queenstown oferece para os mountain bikers experientes e para aqueles que gostam de desafiar seus limites!

heli biking queenstown nova zelandia

Imagina você pegar um helicóptero com a sua bike, subir ao topo das Remarkables, para descer mais de 18 km de trilhas em downhill até chegar a cidade. São terrenos fortemente acidentados, com elevados riscos de quedas! O tempo de descida leva em média de 2 a 3 horas.

downhill queenstown nova zelandia

downhill 2 queenstown nova zelandia

Hiking & Trekking

Queenstown também é premiada por ter algumas das melhores trilhas do mundo, das quais selecionei 3 em diferentes categorias.

A Tiki Trail começa no centro de Queenstown e vai até até o topo do Bobs Peak ( é a alternativa mais legal ao invés de chegar no skyline usando a gôndola). Uma trilha que dura de 1 a 2 horas, classificada como nível fácil.

tiki trail queenstown nova zelandia

A trilha pela reserva de Ben Lomond, um dos picos mais altos da região de Queenstown, tem vistas espetaculares para o lago. É uma caminhada pesada de dia inteiro (6-8 horas), bem íngreme,  até chegar ao topo de Ben Lomond (1.748 m).  A recompensa são as vistas espetaculares das montanhas Remarkables, o Lago Wakatipu, e o Mount Aspiring, a montanha mais alta da região, situada no interior de Mount Aspiring National Park, com uma altura de 3.033 metros.

ben lomond queenstown nova zelandia

Outra super trilha é a Routeburn, uma caminhada de três dias que passa por dois parques nacionais, Fiordland e Mount Aspiring, com paisagens magníficas das montanhas, lagos, rios. A primeira passagem nesta trilha remota à data de 1500 a.c. pelos Maoris, povo local. Depois vieram os europeus à procura do ouro, entre as décadas de 1860-70. Os primeiros aventureiros chegaram em 1880.

Aventuras na água

Há inúmeras atrações nas águas dos rios e lagos da região de Queenstown, como passeios de kayak, jet boating e rafting.

aventuras na agua queenstown nova zelandia

Jet Boating

Essa foi uma das primeiras atividades de aventura criada em Queenstown. É pura adrenalina! O jet boating passa a milímetros de distância das rochas em alta velocidade. É incrível a habilidade do piloto, de arrepiar quando ele acelera e gira em 360 °!

jet boating queenstown nova zelandia

Desde 1965 a empresa Shotover Jet (barco vermelho) está operando entre os desfiladeiros estreitos no Rio Shotover. Mas você pode optar entre a Kjet (barco amarelo), que cruza o rio Kawarau e segue para o Shotover, ou a Skippers Canyon Jet (barco azul) que (obviamente) cruza o Skippers Canyon através das gargantas estreitas no Rio Shotover. Passeio para quem quer manter o nível de excitação lá em cima!

jet boating 2 queenstown nova zelandia

Rafting

O rafting também acontece no Shotover ou Kawarau Rivers.

O Shotover tem mais ação, para quem procura aventura extra. O passeio começa por uma viagem de ônibus em direção aos Skippers Canyon, cheios de penhascos e pela história da mineração de ouro na Nova Zelândia. O cenário foi locação para as filmagens de O Senhor dos Anéis e Hobbit. Sem dúvida, viajar por este país nos leva para a Terra Média.

skippers canyon queenstown nova zelandia

O rafting do Shotover começa no Deep Creek em águas calmas e aos poucos ruma para os cânions inferiores onde encontrará corredeiras mais rápidas, incluindo a passagem num túnel escuro de 170 metros de comprimento. A graduação deste rafting é de 4 a 5.

Já no Rio Kawarau, o percurso é mais leve ( de grau entre 2 – 3 ), indicado para quem não tem muita experiência, ou para grupos de mistos de habilidade e idades. Igualmente você vai encontrar paisagens deslumbrantes.

rafting do shotover queenstown nova zelandia

Todas as empresas, além de se preocuparem com a segurança, oferecem o transporte do centro de Queenstown à base de rafting, wetsuit completo, roupas e equipamentos de segurança.

Kayak

Há inúmeras opções de passeios de kayak.

kayak queenstown nova zelandia

Nós optamos pelo tour Funyak que combina um passeio de jet boat com canoas infláveis pelo rio Dart, que é a cabeceira do lago Wakatipu.

kayak 2 queenstown nova zelandia

Mais uma vez um dia de deslumbramento de paisagens lindíssimas! Esse tour inicia na cidade de Glenorchy, a 45 minutos de Queenstown.

Aliás, a estrada para Glenorchy é de tirar o fôlego, margeando o tempo todo o lago Wakatipu.

queenstown 2 nova zelandia

E além de muita aventura, Queenstown ainda está repleta de lojas de material esportivo, restaurantes e vinícolas premiadas! É uma viagem incrível que você não pode perder!

Confira mais Viagens e Outras Histórias em meu site: viagenseoutrashistorias.com.br.

Grande abraço e uma ótima viagem!

Trace sua rota até lá

Queenstown, Nova Zelândia
Queenstown, Nova Zelândia

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe