Um fim de semana em Sana, RJ. Roteiro completo com trilhas, cachoeiras e rafting
A convite do nosso amigo Guilherme Camocardi, da agência de ecoturismo Rio4Fun, fomos conhecer essa cidadezinha, também chamada de cidade da Paz e do Amor.
Localizada na Serra entre Casimiro de Abreu e Macaé, a 165km do Rio de Janeiro, o Sana é muito procurado por aventureiros e turistas. A cidade oferece uma ótima infraestrutura, com um grande número de pousadas, albergues, hotel fazenda e áreas de camping, além de bares e restaurantes com música ao vivo.
A cidade do Sana ganhou o título de “paraíso das águas” por suas inúmeras cachoeiras, além disso você encontra várias trilhas, a mais conhecida é a trilha para o Peito do Pombo, com seus 1.400 metros de altitude.
Para não perder tempo, saímos do Rio de Janeiro com um roteiro completo, que incluía Rafting no Rio Macaé, visita às cachoeiras da região, a incrível trilha para o Peito do Pombo, almoço com uma deliciosa comida caseira e o merecido descanso na Jamaica Hospedagem.
Sábado: Rafting e Cachoeirada Fumaça
Fomos recebidos em Casimiro de Abreu pela equipe do Gerson, da Nativa Rafting, onde fizemos um Rafting de 5 km pelas corredeiras do Rio Macaé. Com suas águas transparentes, o Rio Macaé nasce em Nova Friburgo e deságua no Oceano Atlântico, suas corredeiras com grande volume de água são perfeitas para a prática do Rafting.
Antes de começarmos, o instrutor passou todas as informações de segurança da atividade. Estas instruções são lembradas durante todo o passeio.
Dica: a atividade pode ser feita de dia, 9h às 15h, ou à noite (em noites de Lua cheia), com saída às 21h. A melhor época para a descida é durante o verão, quando o volume de água é maior devido às chuvas.
Cachoeira da Fumaça
Após a aventura, fomos conhecer a Cachoeira com a queda d'água mais famosa da região. A Cachoeira da Fumaça está listada entre as dez cachoeiras com a queda d'água mais bonita do estado do Rio de Janeiro. A Cachoeira (ou cascata) é formada pela grande e incrível queda do Rio Macaé. Fica a 17km do centro de Casimiro de Abreu, estrada Serramar, rodovia (RJ 142).
Dica: na parte superior da cachoeira encontra-se uma bela piscina natural com vários poços, um verdadeiro convite para um "tibum".
Jamaica Hospedagem
O merecido descanso foi na Jamaica Hospedagem, no centro do Sana, lugar perfeito para aqueles que querem se "desligar do mundo" e gostam de curtir a natureza com muita paz. Além das suítes, a pousada oferece um espaço para camping em meio a natureza.
Domingo: trilha para o Peito do Pombo e Circuito das Águas
Esse era um dos momentos mais esperados da viagem, a Trilha para o Peito do Pombo. Afinal, essa é uma das principais atrações do Sana. Com seus 1.400m, essa incrível rocha parece um pombo empedrado com o peito estufado.
O início da trilha se dá por um trecho plano, saindo do centro do Sana, e começa a ficar íngreme a partir da trilha da Cachoeira do Escorrega, Pai, Mãe, Filho, etc... Após a passagem da porteira, caminhamos por um trecho plano até chegarmos num rio onde tivemos que cruzá-lo. A partir deste trecho subimos por um pasto em zigue-zague, mas não tão íngreme. Após a passagem do pasto subimos constantemente até o topo. Inicialmente a trilha é bem tranquilha, mas a última hora é bem puxado e cansativo.
Três horas e meia depois chegamos ao cume, a tempo da alvorada, mas infelizmente o Céu estava com algumas nuvens, e rapidamente o Sol se escondeu entre elas. Apesar do Sol estar um pouco escondido, conseguimos avistar todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio.
Dica: o ideal é estar acompanhado de um bom guia local, pois é fácil errar o caminho, principalmente durante a madrugada. Nessa trilha, a guia Lelê Pedrosa nos orientou durante toda a caminhada.
O circuito das Águas
Após a trilha do Peito do Pombo, iniciamos o Circuito das águas, passando pelas cachoeiras Sete Quedas, Pai, Filho e Mãe.
Cachoeira Sete Quedas: tem esse nome por apresentar uma sequência de quedas formando uma cascata.
Cachoeira Pai: com 16 metros de altura, sua queda forma uma bela piscina natural.
Cachoeira Filho: nome bem sugestivo, pois ela fica entre o pai e a mãe, tem um escorrega que leva direto para o poço da Cachoeira Mãe.
Cachoeira Mãe: a pedra lisinha do lado direto é usado para como escorrega, além disso há quem se atreva a pular os seu 12 metros de altura.
Não quer perder tempo? Planeje sua viagem! Seja em uma viagem curta ou longa, não tem frustração maior do que você voltar com o sentimento de que deixou de visitar algum lugar porque “não deu tempo”. Em apenas um fim de semana conseguimos visitar todos os lugares listados acima, mas isso só foi possível porque a agência de ecoturismos Rio4Fun nos presentou com esse roteiro cheio de aventuras, superação e contemplação.
Deixe seu comentário
Wilma A Cordeiro
Gostaria de saber, quanto custa um guia, para fazer peito do pombo em sana.
Susan Carvalho
Queria saber se tem disponibilidade para Julho? e o quanto custa?
Marcela
Olá
Estou indo com uma amiga neste final de semana, mas ainda não fizemos planos da viagem... Mas estou querendo fazer Rafting e a Trilha ao Peito do pombo, você poderia me informar os contatos de ambos por favor!
Valeu!
Amilsem de Aguiar Muzer Junior
Boa tarde! vocês começaram a trilha de madrugada? Dá pra começar umas 8 da manhã também?
Thiago HD
Sim, iniciamos por volta das 2h30 para pegar o nascer do sol lá no topo. É possível fazer em qualquer horário, mas a trilha é longa, pode levar de 3 a 4 horas para chegar no topo, então vale a pena começar bem cedo.