Sítio histórico é recuperado na Floresta da Tijuca

Um sítio histórico acaba de ser recuperado no Setor Floresta. O imóvel, situado em uma região conhecida como Fazenda, estava inserido no sítio arqueológico de um prédio colonial português do século XVIII, onde era a antiga fazenda do Visconde de Asseca. Anos depois, o local foi residência de um servidor do Parque e depois foi reconstruído para ser moradia de guardas, na administração de Castro Maya (1943-47).

A demolição, que contou com a contribuição dos setores de Consolidação Territorial e Manutenção do Parque, teve início nos dias 24 e 25 de abril e foi concluída hoje, com recolhimento do entulho. Com a finalidade de preservar as características do patrimônio histórico, a edificação foi demolida parcialmente, sendo mantida parte da parede que compunha a cavalariça da fazenda e três pilastras.

A ação foi realizada em atendimento à solicitação formulada pela Procuradoria Federal. Sobre o Projeto de Recuperação de Área Degradada, por tratar-se de uma área integrante da Zona Histórico-cultural, que engloba sítios de relevância histórica abertos à visitação pública, a medida para a conservação do patrimônio histórico é a remoção das intervenções realizadas pelos moradores, o que foi realizado. Essa é mais uma iniciativa para valorizar a história que o Parque Nacional da Tijuca tanto tenta conservar.

Fonte: Parque Nacional da Tijuca

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?