Trilha Laboriaux x Vista Chinesa em recuperação no Parque da Tijuca, Rio

O Parque Nacional da Tijuca, em parceria com o Caminhos do Lagarto, está recuperando a antiga trilha Laboriaux x Vista Chinesa, conectando a área mais preservada da favela da Rocinha ao Parque Nacional da Tijuca.

Caminhos do Lagarto é um projeto de ecoturismo comunitário desenvolvido pela Associação de Moradores do Laboriaux e pela ONG Favela Verde. Entre as prioridades apontadas pela comunidade está o estabelecimento de um roteiro de ecoturismo que gere renda para condutores locais e promova a integração da favela com o Parque.

A trilha já existe e é utilizada há muitos anos pela Light, para fazer manutenção em torres de energia, e pela comunidade local.
O trabalho que está sendo feito pela equipe do Parque e por voluntários do projeto inclui a instalação de degraus de pedra, correções no traçado e outras intervenções para dar maior conforto ao usuário e evitar processos erosivos.

Moradores locais participaram de capacitações para condução de visitantes e manejo de trilhas oferecidas pelo ICMBio.

Em breve os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a vida no trecho mais conservado da Rocinha, fazer um passeio com vistas incríveis e sair em um dos principais atrativos do Parque Nacional da Tijuca.

Saiba mais sobre o projeto em Caminhos do Lagarto.

Fonte: Parque Nacional da Tijuca

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe