Trilhar ajuda a aliviar o estresse do dia a dia

Problemas com o chefe ou com os funcionários, discussões com familiares, trânsito. As situações estressantes da rotina podem nos consumir se não adotamos medidas para combatê-las. Cada um possui suas preferências, mas trilhar ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. Quer saber o motivo? Confira!

Efeitos no corpo

Você sabia que a depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros? De acordo com dados da OMS, o Brasil é o país com maior índice de pessoas com ansiedade no mundo (9,3% ou 18,6 milhões de pessoas). Essas doenças são desenvolvidas quando o nível de estresse é alto por um longo período.

Como consequência do estresse, vem a tensão muscular. Postura incorreta e estilo de vida adotado no dia a dia contribuem para isso. De forma contrária, aquele que consegue relaxar o corpo provoca um impacto excelente na mente, pois ocorre um “afrouxamento” da regulação do sistema nervoso. Em outras palavras, relaxar diminui a tensão mental. Mas como trilhar ajuda a aliviar o estresse?

Qualquer atividade física provoca a liberação de serotonina e endorfina na corrente sanguínea. Esse hormônios são responsáveis pela sensação de bem-estar, por aliviar o estresse, e melhorar o humor. Eles inibem os efeitos do cortisol, hormônio que provoca a ansiedade e é alimentado pelo ócio.

Ou seja, a trilha ativa diversas áreas do cérebro e estimula a produção desses hormônios, provocando o relaxamento muscular e aumentando a resistência ao estresse, o que faz com que você foque nas passadas e se esqueça dos problemas.

Para as pessoas acometidas com depressão, a trilha pode ter um efeito semelhante a antidepressivos, uma vez que aumenta a sinapse (comunicação) entre os neurotransmissores, a autoestima, o humor e a disposição. Mas fica o lembrete: pessoas que estão doentes devem procurar auxílio profissional, porque só a prática de atividade física pode não ser suficiente.

Concentração na atividade

Em muitos momentos, paramos minutos (ou horas) para pensar nos nossos problemas, concentrando nossas energias em situações incômodas ou estressantes. Isso resulta em uma bola de neve em nossa mente, que se coloca em um espiral de pensamento, provocando cada vez mais ansiedade.

Por isso, trilhar ajuda a aliviar o estresse. Quando você está numa trilha, precisa estar 100% concentrado no que está fazendo. Afinal, são muitos os estímulos externos e inúmeras possibilidades de você se machucar ao pisar errado em uma pedra ou se apoiar em uma planta com espinhos.

Se você está no meio da natureza e continua remoendo as emoções negativas da semana passada ou pensando em problemas do futuro, provavelmente se acidentará. Mas se você aproveita a trilha e se concentra na atividade, sua mente fica mais leve e aberta, e as questões difíceis ficam para outro momento.

Boas sensações no contato com a natureza

Barulho de cachoeira ou de mar, assovio de pássaros, vento agitando as árvores, céu limpo. Estar em contato com a natureza nos provoca uma sensação de paz que nos ajuda a espairecer. Por isso, trilhar ajuda a aliviar o estresse do dia a dia.

Essas sensações nos ajudam a manter pensamentos positivos, o que também contribui para enfrentar os problemas e diminuir a ansiedade. A cada passo no meio do mato ou na praia, podemos aproveitar o momento para melhorar a autoestima e a autoconfiança, já que a mente livre e positiva facilita isso.

É a força que você precisa não só para aliviar o estresse, mas para encarar os quilômetros que vêm pela frente na trilha. E os benefícios não se restringem ao momento. Ou você não se lembra daquela aventura incrível com os amigos em um determinado Pico? Lembrar os bons momentos é só uma consequência!

Entendeu por que trilhar ajuda a aliviar o estresse do dia a dia? Se você ainda não preparou sua mochila, está na hora! Escolha um destino e pés no mato!

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?