Você consegue deixar o carro na base, depois de uma longa estrada de terra com acesso pela cidade de Passa Quatro - MG.
A travessia da Serra Fina é considerada difícil e realmente não foi fácil para mim. O segundo dia (o da foto) foi especialmente difícil.
Lugar de fácil acesso, estrada para parte rural do município de Descoberto, em Minas Gerais.
Caminho num vale de pedras, com bons poços de água cristalina para banho e pequenas quedas de água.
Trilha perfeita, dificuldade média. Ao final a Cachoeira da Esmeralda e Poço do Coração, caso queira mergulhar no poço, só dá pra sair mergulhando por baixo, lugar incrível!
A trilha não é complicada, mas a subida é forte. Para quem vê o pico desde a vila, o caminho contorna o conjunto por uma diagonal que sai da direta e vai seguindo sempre pelo caminho menos inclinado.
É uma trilha famosa na cidade de Capitólio. São mais ou menos 4 horas de trilha sendo que há 4 paradas obrigatórias.
Podia começar contando sobre uma das cachoeiras mais bonitas que já visitei, mas prefiro falar dos detalhes que me carregam para o lar da Dona Vilma e do Seo Sebastião, ou como prefere ser chamado, Tãozinho.
A Serra da Canastra é um verdadeiro berçário de rios. A região é constituída por campos rupestres, cerrado típico, matas com vegetação atlântica, corredeiras e diversas cachoeiras que ajudam a formar as bacias do São Francisco.
Diversidade! Essa é a palavra que melhor representa o Parque Nacional da Serra do Cipó. As trilhas, rios e cachoeiras fazem do local um cenário encantador, que também conta com uma variedade de animais, desde insetos, anfíbios, pássaros, répteis e mamíferos.
Se você está procurando um lugar tranquilo para relaxar em meio à natureza, já pode anotar o próximo destino: Conceição do Ibitipoca. Com diversos atrativos, o parque possui belas piscinas naturais, grutas, cachoeiras, prainhas, paredões e picos.