O Parque da Tijuca engloba famosos pontos turísticos da cidade. Estima-se que, anualmente, cerca de 3 milhões de turistas visitam o parque.
A Reserva Biológica da Praia de Sul é uma área da Ilha Grande destinada à preservação do patrimônio natural, pesquisa e educação ambiental.
Parque Marinho é uma área protegida por lei com o objetivo de conservar a diversidade biológica de fauna e flora marinhas, existentes em sua área.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) oferece a maior rede de trilhas do Brasil, com diferentes níveis de dificuldade, piscinas naturais, cachoeiras, centros de visitação e locais para piquenique.
A trilha da Pedra do Macaco é relativamente tranquila de ser percorrida. Apesar de ser bastante íngreme, é possível completá-la em cerca de 40 minutos.
Localizada no bairro de São Sebastião, região serrana do Rio de Janeiro, a trilha para a Pedra do Cortiço, também conhecida como Morro do Cortiço, é considerada leve e uma das mais fáceis da cidade.
A trilha segue costeando a Ilha de Itacuruçá e passa por residências dos moradores locais, lindas praias quase desertas e calmas, propícias para banho.
O Bosque da Barra é uma das áreas verdes mais bonitas e visitadas da região, conta com ampla área de lazer com trechos arborizados e ótima infraestrutura.
O Morro Luis Barata é uma trilha curta e leve, mas pouco conhecida. Fica em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Conheça a trilha do Morro da Urca, cartão postal do Rio de Janeiro e parada obrigatória para turistas que visitam a cidade maravilhosa. Clique aqui!
O Parque Estadual da Ilha Grande foi criado em 1971 e está localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, no município de Angra dos Reis.