Cabeça de Peixe, Serra dos Órgãos / RJ

Com cerca de 1680 m o Pico da Cabeça de Peixe está ao lado do Dedo de Deus com 1692 m, comparando os dois picos a diferença é pequena, mas de acordo com o ângulo que se avista a Cabeça de Peixe parece ser bem mais alta que o Dedo de Deus.

cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles 64c5cd

Paramos o carro no restaurante Paraíso da Serra, na subida da Serra Rio-Teresópolis, antes da cidade. Descemos a estrada por uns 10min até a “santinha” onde fica a entrada da trilha.

cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles 6e188f

Apesar de alguns trechos da trilha serem bem marcados é necessário ter bastante atenção. A trilha é muito íngreme em toda sua extensão, é subida o tempo todo, são vários trechos de corda e alguns com exposição ao abismo, ir com um guia é recomendado.cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles 641beb

Após uma hora de trilha você tem a primeira vista do Dedo de Deus de um ângulo privilegiado e único, mas é a partir desse ponto que a brincadeira começa a ficar mais séria.cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles aabfa4

Subindo mais um pouco temos os primeiros obstáculos com fendas e muitas pedras para subir no braço utilizando a corda, são quatro lances de corda até o cume, um verdadeiro treinamento de força e coragem.

cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles 14264f

Em três horas conseguimos chegar no cume que dá vista para a Verruga de Frade, Garrafão, Açu (e uma parte da travessia PetroXTere), Dedo de Nossa Senhora, Escalavrado, Três Picos, Dedo de Deus e observar a escalada da Via Teixeira, nosso próximo destino na Serra dos Órgãos.

cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles 3e01a1

cabeca de peixe serra dos orgaos rj por vivian telles f6c3c2

A volta sempre é mais rápida, mas a atenção deve ser redobrada, pois estamos falando de uma trilha com vários lances expostos e muitas rochas altas, qualquer escorregão ou pisada em falso pode ser fatal, um calçado adequado é recomendado.

Pós trilha e em clássico lanche no Restaurante Paraíso da Serra, estrada Rio - Teresóspolis

Por Vivian Telles
Patrocínio Botas Ecosafety

Fotógrafo: Rogério de Sales
E-mail: vivi@trilhandomontanhas.com.br

Onde fica

Parque Nacional da Serra dos Órgãos / PARNASO, Guapimirim - RJ / Brasil

Trace sua rota até lá

Cabeça de Peixe - Chácara Entrerios, Guapimirim - RJ
Cabeça de Peixe - Chácara Entrerios, Guapimirim - RJ

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Vera Lúcia Gonçalves de Souza

    Vera Lúcia Gonçalves de Souza

    SHOW SHOW SHOW

XFECHAR
Top
Vivian
Tem dúvida?