Escalada Dedo de Deus, via Teixeira/ Chaminé arranca botão

Considerado o trecho mais difícil da ascensão ao cume do Dedo de Deus: chaminé "arranca botão", via Teixeira.


Via Teixeira vista da cabeça de Peixe
escalada dedo de deus via teixeira chamine arranca botao por vivian telles

Uma chaminé na horizontal muito apertada, se você cair é praticamente impossível voltar para a via, além do risco de se machucar.

Venho me preparando para esse momento há duas semanas, vendo vídeos no youtube, tentando me entalar em lugares pequenos, mas hoje eu tenho certeza que o mais importante treino é saber controlar a sua mente, ter calma e entender que cada centímetro é uma evolução, escutar o que o guia está falando funciona como uma receita de bolo, se você fizer exatamente o que ele fala e mantiver a calma, você vai conseguir!

Pra mim a pior parte foi entrar na via, mas contei com o ombro dos amigos para me posicionar e a partir desse momento fui evoluindo com a ajuda do guia, os movimentos são sempre bem lentos e sempre seguindo a regra de descansar, respirar e seguir, sem pressa e sem desespero.

Uma pessoa grande tem dificuldade porque fica entalado o tempo todo e pode dar sensação de falta de ar ou pânico, uma pessoa magra ( meu caso) fica preocupada em se entalar e se manter no alto, e se você não aprender a se entalar vai gastar o pouco de energia que resta tentando se manter na via, e isso pode complicar ainda mais a sua evolução e conseguintemente você vai entrar em desespero, lembrando que ainda tem mais escaladas e chaminés até o topo.

Dica: usei uma joelheira e um casaco fleece, isso me ajudou a entalar sem me machucar com o atrito na rocha. O casaco cria uma aderência na rocha, não é muito bom para evoluir se vc for grande, neste caso é melhor usar uma blusa com manga.

Por Vivian Telles
E-mail: vivi@trilhandomontanhas.com.br

Trace sua rota até lá

Dedo de Deus, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ
Dedo de Deus, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Vivian
Tem dúvida?