Trilha da Ferradura, São Paulo

Há aproximadamente 1h30, de carro, do centro da cidade, está localizado o município de Paranapiacaba, bem perto também de Rio Grande da Serra, local com forte apelo turístico e conhecido por possuir várias trilhas.

A Trilha da Ferradura é uma delas, e recebeu esse nome devido ao seu formato. Ao longo da caminhada de aproximadamente 15 Km, é possível ver várias cachoeiras como a da Fumaça e a do Portal, lagos e muito verde.

Por ser "proibida" (não tem sinalização oficial, só as já marcadas por pessoas que passaram), é interessante solicitar a ajuda de um guia para lhe auxiliar no trajeto.

Dicas

  • Durante o final de semana o local fica bem cheio de pessoas completamente sem noção e bêbadas, isso se deve pelo fato de não haver fiscalização alguma, então caso não queria se estressar com isso vá durante a semana.
  • A trilha é considerada difícil, já que possui vários trechos bem íngremes, então esteja ciente do seu real preparo físico e mental para enfrentá-la.
  • Caso você não vá de carro, dá pra ir também de trem até a estação Rio Grande da Serra e, de lá, pegar um ônibus sentido Paranapiacaba, ele lhe deixará em frente ao início das trilhas (o mesmo ponto de início dá acesso a outras trilhas também).

Trace sua rota até lá

Paranapiacaba, Santo André - São Paulo
Paranapiacaba, Santo André - São Paulo

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe