Pedra do Elefante (Alto Mourão), Parque Estadual Serra da Tiririca - RJ

Localizada no Parque Estadual Serra da Tiririca (Cidade de Niterói - RJ), a Pedra do Elefante também é conhecida como Alto Mourão. A serra divide a Região Oceânica e o início da Região dos Lagos. Seu percurso é de aproximadamente 1.5 km e pode ser completado em menos de 2h, dependendo de seu ritmo.

A 30 metros do início da trilha, seguindo a estrada, podemos observar a cidade de Maricá através de um lindo Mirante.

A Trilha

A trilha inicia-se com 30 min de subida constante até haver um declive para depois retomar a subir novamente. Antes desse declive você encontra uma nova placa do parque indicando o lado certo a seguir (direito). Durante todo caminho é necessário ficar muito atento às bifurcações, visto que existem falsos caminhos pela mata.

Depois de fazer toda a parte da descida você vai encontrar mais uma bifurcação, onde não haverá mais placa. Nessa hora o lado esquerdo descerá mais e o lado direito começará uma nova subida. O lado certo é o ESQUERDO! (Fique ligado).

O nível da trilha é considerado médio/alto, visto que na chegada ao topo possuem vários pontos de escalaminhada (escalada na pedra utilizando as mãos), exigindo bastante condicionamento físico para completá-la.

Nesse momento o ideal é não estar sozinho, pois um ajuda o outro a subir. Mas se tiver sozinho, não será problema, só prestar bastante atenção nos pontos que irá pisar.

A partir da escalaminhada já conseguimos observar olhando para trás a pedra do Costão de Itacoatiara e a praia, o Pampo, as Ilhas: Pai, Mãe e Filha, as praia e lagoas de Itaipu e Piratininga e a zona sul do Rio.

A Pedra do Elefante tem uns dos visuais mais lindos e completos da Região Oceânica.

Quase chegando ao ponto mais alto da pedra temos essa vista (da foto) olhando para trás.

Continuando a subida e chegando ao cume você consegue observar toda a extensão da praia de Itaipuaçu, município de Maricá, e também o início das praias da Região dos Lagos: Ponta Negra e Saquarema.

Como chegar

De carro: Seguir na direção da praia de Itacoatiara e entrar uma rotatória antes da rotatória da praia. Subindo a estrada que terá bem de frente. (Na subida possui um posto de gasolina - Posto Ale).

De ônibus: Saindo do terminal de Niterói as opções são as linhas 38, Itaipú ou 537 Itaipú.

Em ambos, basta você pedir para descer no antigo Mercado Flash. Irá fazer o caminho voltando até chegar à subida da serrinha. Chegando, perna pra quem te quero, amigo. Uns 30 minutos subindo. Ou, solicite aquela caroninha até o mirante, que sempre tem um coração bom que para!

O que levar

Como a trilha é extensa, o ideal é levar bastante água. Não esquecer também de frutas, barrinhas de cereais para repor as energias. Não esqueça do saco de lixo!

Protetor solar, boné e óculos de sol são ideais para todo o percurso.

Se ficar para o pôr do sol, não se esqueça de levar a lanterna e agasalho. Use roupas leves e vá de tênis.

Confira também em: https://pegadasdaaldne.../pedra-da-elefante-alto-mourao/

Onde fica

Parque Estadual Serra da Tiririca, Itaipuaçu, RJ, Brasil

Trace sua rota até lá

Alto Mourão - RJ

Essa página foi últil para você?