Nova Friburgo, a capital das flores do Estado do Rio

Nova Friburgo é reconhecida como a capital da moda íntima do Brasil. A cidade da Região Serrana é também denominada a Suiça brasileira, cidade da Pedra do Cão Sentado, das trilhas e cachoeiras; conhecida pelo clima ameno durante o verão e as baixas temperaturas no inverno. Assim é Nova Friburgo.. Mas o que pouquíssimos sabem é que o município tem ainda um outro título é o maior produtor de flores do Estado do Rio e o segundo do país, perdendo apenas para Holambra, no interior de São Paulo.

Conforme a Secretaria de Agricultura, a floricultura de corte é considerada uma das atividades mais rentáveis de Nova Friburgo, gerando receita de cerca de R$ 40 milhões. Grande parte da produção é enviada para abastecer os grandes mercados da cidade do Rio Cadeg e Ceasa, entre outros.

Localizada a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, a pacata e simpática localidade de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra, é responsável por grande parte do cultivo. Lá, há plantações a perder de vista. São rosas, hortênsias, monsenhores, astromélias, crisântemos, gérberas, ásteres, flores do campo, entre outras. Juntas, elas formam corredores coloridos, espalham perfume pelo ar e encantam os olhos de quem as observa.

Para aqueles que desejarem conhecer de perto a beleza das flores e de Vargem Alta, a visita é muito bem-vinda. Conhecido como circuito das flores, o passeio tem como objetivo, além de proporcionar uma experiência diferenciada aos friburguenses e turistas, ampliar a divulgação sobre o cultivo de flores e alavancar ainda mais a produção local.

As visitas às estufas são guiadas e, geralmente, são realizadas aos sábados. Durante o circuito, os turistas conhecem o processo de produção e ainda podem comprar rosas, gérberas, lírios, astromélias e crisântemos, por exemplo. Os interessados podem percorrer o circuito em transporte particular ou optar pelo deslocamento oferecido pelo tour. 

Trace sua rota até lá

Vargem Alta - Nova Friburgo - RJ
Vargem Alta - Nova Friburgo - RJ

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Andreia Cardoso da Silva
Tem dúvida?