Bonito, Mato Grosso do Sul

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4,5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Localizado no sudoeste do Mato Grosso do Sul, Bonito fica a 300 Km da capital Campo Grande. A região é ideal para quem deseja realizar o mergulho fluvial, pois seus rios e lagos possuem águas cristalinas, permitindo que o visitante aproveite ao máximo toda experiência, nadando ao lado de várias espécies marinhas.

Polo do ecoturismo no Brasil, a região encanta por ser repleta de grutas, cachoeiras, nascentes e paisagens exuberantes, que faz jus ao nome da cidade. Estima-se que existem cerca de 4.000 espécies de plantas e 2.000 espécies de peixes espalhados pela região.

Bonito faz parte do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, juntamente com as cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena. Criado em setembro de 2000, o Parque é a única unidade de conservação de proteção integral federal implantada no estado. Ele foi criado com o intuito de proteger toda  a biodiversidade da região. No entanto, ele encontra-se fechado e em processo de implantação. A abertura para visitação só irá ocorrer após o plano de manejo, que consiste em uma série de estudos relacionados aos aspectos de funcionamento do Parque.

Mas, enquanto o Parque ainda não está funcionando os visitantes tem a opção de conhecer vários pontos turísticos na região. Bonito é o lugar ideal para quem deseja curtir a natureza e praticar esportes mais radicais como: rapel, tirolesa, rafting, entre outros. São várias opções de lazer. Confira abaixo 12 atrações imperdíveis!

12 pontos turísticos para conhecer em Bonito (MS)

1 - Gruta da Lagoa Azul

A caverna possui em seu interior uma lago azul e é considerada uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Após descer por 100 metros, o visitante encontra um lago com água intensamente azul, com profundidade de aproximadamente 90 metros. Durante o passeio é possível contemplar várias formações rochosas de todos os tipos de tamanhos. Na caverna já foram encontrados fósseis de mamíferos como o tigre-dente-de-sabre e a preguiça-gigante.

2 - Rio da Prata

O rio apresenta uma água bem transparente e possui uma profundidade de aproximadamente 8 metros. É ideal para fazer a prática de mergulho, pois é possível ver toda a beleza submersa.

3 - Cachoeiras do Rio do Peixe

São constituídas por várias piscinas naturais e rodeadas por espécies locais, como araras, tucanos, etc. Nas cachoeiras é possível nadar nos poços junto com cardumes de peixes e relaxar nas quedas d’água.

4 - Aquário Natural

A água límpida é repleta de espécies de plantas e animais subaquáticos que encantam qualquer visitante, fazendo com que cada um se sinta num verdadeiro aquário natural. O passeio pode ser feito por barco ou mergulho.

5 - Lagoa Misteriosa

Fica na cidade de Jardim, a quase 1 hora de carro de Bonito. Ela tem esse nome, pois ainda não descobriram a profundidade que a lagoa tem. Até hoje, os mergulhadores profissionais chegaram num total de 220 metros. Para chegar até a lagoa é necessário descer 179 degraus de escada feitos em madeira. O passeio pode ser feito por flutuação ou mergulho.

6 - Praia da Figueira

Local ideal para descanso, uma vez que as águas são calmas. Nessa praia é possível aproveitar toda a paisagem de forma tranquila, sem pressa.

7 - Balneário do Sol

Localizado às margens do Rio Formoso, o balneário reúne conforto e lazer, flora e fauna, além das lindas cachoeiras da região. Ele é composto por restaurantes, salões de jogos, parques infantis, piscina de água corrente, etc.

8 - Abismo Anhumas

Está situada no Vale do Anhumas. Da entrada até a base da caverna são 72 metros de descida vertical em rapel. Esse percurso é feito com instrutores especializados. Após a descida, o visitante se depara com um deque flutuante construído sobre um lago de águas cristalinas e pode apreciar toda a beleza da região.

9 - Cachoeira Boca da Onça

boca da onca bonito por aline rajao

É a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura. Está localizada no cânion do Rio Salobra. O caminho até ela é feito por uma trilha que dura aproximadamente 3 horas. Durante o caminho, o visitante passa por outras 10 cachoeiras e piscinas naturais.

10 - Gruta de São Miguel

Situada na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas, o acesso se dá por meio de trilha de aproximadamente 200 metros de extensão. Na gruta o visitante poderá observar várias formações rochosas.

11 - Lago da Capela

É ótimo para aqueles que desejam passar o dia com suas famílias. As águas que formam esse lago vêm diretamente da nascente do Rio Bonito, formando uma praia natural permitindo, assim, que todos nadem com segurança no local. Há, ainda, deques com passarela e uma boa estrutura física que garante mais conforto aos visitantes.

12 - Ybirá Pe

Consiste no primeiro circuito de arvorismo do estado. Está localizado a 8 Km  da praça das piraputangas em Bonito. Ele fica às margens do rio Formoso e proporciona ao visitante o deslocamento entre as copas de árvores nativas através de travessias em cabo de aço, madeira, bambu e corda.

Importante

Por se tratar de um município, e não de um parque, é essencial se programar antes de viajar para aproveitar as atrações da melhor forma possível. Muitos lugares limitam o número de visitantes, por isso é recomendado comprar as entradas para os passeios com antecedência. Os ingressos ou vouchers para praticamente todas as atrações são vendidos apenas nas agências de turismo da cidade, que são recomendadas pelos hotéis. Os valores são tabelados. Vale destacar que os preços das atrações não incluem traslados.

Gastronomia

Vale a pena apreciar a culinária local que é repleta de peixes frescos, como traíra, pacu, pintado, entre outros. Outro item marcante no cardápio da região é a carne de jacaré, opção para os paladares mais exóticos. Além disso, é possível se deliciar com várias frutas do cerrado como a bocaiuva, o jatobá, o pequi, etc.

Como chegar?

Bonito fica a cerca de 300 Km de Campo Grande (MS). O município possui aeroporto próprio, porém são poucas as opções de voos. Por isso, a melhor alternativa é ir de avião até Campo Grande e pegar uma condução até Bonito. São três tipos de transportes disponíveis que fazem esse traslado. Veja:

- Carro: os visitantes que optarem por essa opção devem seguir pela BR -060/419 ou BR-262/419.

- Ônibus: o trajeto entre a capital e o município é feito pela empresa Cruzeiro do Sul, e a viagem chega a 5 horas. São diversas opções de horários diários.

- Van: várias agências fornecem vans com destino a Bonito. Por isso, vale a pena pesquisar antes o mais indicado. O transporte é dividido com outras pessoas e custa em média R$ 80,00.

Onde ficar?

A região é repleta de pousadas, hotéis e camping. Muitos deles já possuem roteiros prontos para os passeios. Por isso, vale a pena pesquisar antes. No site da prefeitura da cidade tem várias opções. Confira: www.turismo.bonito.ms.gov.br/bonito/hoteis-e-pousadas.

Você conhece a região de bonito? conta pra gente suas experiências nos comentários! 

Aqui no nosso site você também pode encontrar mais informações sobre esse paraíso, veja:

Outras informações

Telefone: (67) 99253-0231
Sites: www.bonito.ms.gov.brwww.portalbonito.com.br

Trace sua rota até lá

Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito, Mato Grosso do Sul

Compartilhe