Capitólio, o paradisíaco mar de Minas

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4,6

2 classificaçõesCLASSIFIQUE

O Brasil possui uma imensa extensão territorial e, cada pedacinho desse nosso país, carrega belezas únicas. Um dos destinos mais procurados do momento se chama Capitólio. Localizado em Minas Gerais, a região é banhada pela Represa de Furnas, e apresenta um dos maiores lagos artificiais do mundo. Com 1.440 Km² de extensão, a área é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, por isso é considerado o grande “Mar de Minas”.

O cenário encanta por ser repleto de cachoeiras e cânions, que chegam a medir 20 metros de altura. Toda essa beleza pode ser apreciada a bordo de lanchas, barcos e escunas. Além disso, é possível fazer trilhas e praticar outras atividades para explorar ainda mais a região. Os turistas que vão para Capitólio contam com um diferencial a mais: a famosa comida mineira.  No entorno do lago, existem diversos restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local para os visitantes.

Ficou com vontade de conhecer esse paraíso? Calma, a gente listou os principais atrativos para você elaborar seu roteiro da melhor forma possível! Confira abaixo.

Montando a rota

Capitólio é a cidade que serve de referência para os turistas que têm como destino aquela região. Porém, muitas das atrações desse lugar ficam localizadas em municípios próximos a ele, na rodovia MG50. A seguir, elencamos os principais pontos turísticos!

Morro do Chapéu

Aapresenta uma vista diferenciada. É um dos pontos mais altos da cidade, com 1.293m de altura. Lá de cima é possível ver o Lago de Furnas e os municípios de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra, além de flores silvestres, nascentes e cachoeiras.

Cascata Eco Parque

Corresponde a uma trilha que leva a um passeio, na ida, por cima das cachoeiras e, na volta, por dentro d’água. O lugar possui área para camping, hotel e bar.

Cachoeira Lagoa Azul

cachoeira lagoa azul capitolio mg

Possui uma pequena lagoa de água cristalina. É possível se refrescar na queda d´água da cachoeira e se banhar no poço. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.

Trilha do Sol

cachoeira no limite trilha do sol capitolio mg

A trilha do sol leva a três cachoeiras: a do “Poço Dourado”, a do “No Limite” e a do “Grito”. A caminhada até elas deve ser feita com guias especializados e agendadas com antecedência. Essa trilha é ideal também para prática de esportes radicais, como rapel, marcha aquática etc.

Paraíso Perdido

paraiso perdido capitolio mg por desiree verde lopes

Em meio a Mata Atlântica, você encontra um verdadeiro paraíso com 8 cachoeiras e 18 piscinas naturais. Cortado pelo ribeirão “Quebra Anzol”, possui águas cristalinas que escorrem nas pedras de quartzito branco, proporcionando um visual incrível. O local possui uma área com estrutura para camping, banheiros e lanchonetes.

Mirante dos Cânions

mirante dos canions capitolio mg

Pelo mirante é possível ver todos os cânions da região. É um ótimo lugar para assistir o pôr do sol.

Passeio pelo Lago de Furnas

Permite aos visitantes apreciar toda a paisagem, que é formada por cachoeiras, piscinas naturais e imensos paredões de pedra.

Como chegar

Capitólio fica a 280 km da capital mineira, Belo Horizonte. É importante ressaltar que as principais atrações da região ficam ao longo da Rodovia MG50 e algumas delas abrangem outros municípios. Então, antes de embarcar nessa aventura, é preciso se planejar para fazer o trajeto até cada ponto turístico de forma tranquila.

Onde ficar

Existem diversas pousadas e campings na região que são preparados para atender os turistas da melhor maneira. Alguns são mais próximos dos pontos turísticos e oferecem pacotes especiais para os visitantes aproveitarem diversas atrações.

Curiosidades

  • A Usina Hidrelétrica de Furnas deu origem ao famoso “Mar de Minas”, que, atualmente, compreende 34 municípios, sendo Capitólio, considerado a referência da região;
  • Localizada entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória, foi a 1º hidrelétrica de grande porte do Brasil, fundada em 1963. Hoje o “Lago de Furnas” é considerado um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo;
  • Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais que é composto por diversas cidades, tais como: Carmo do Rio Claro,Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória;
  • O município está dentro da área estimada em 200.000ha do Parque Nacional da Serra da Canastra;
  • De acordo com o IBGE de 2012, Capitólio possui 8.256 habitantes.

Outras informações

Prefeitura de Capitólio: http://www.capitolio.mg.gov.br/portal/turismo/9
Tel.: (37) 3373-1244

Trace sua rota até lá

Capitólio, Minas Gerais
Capitólio, Minas Gerais

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Cristiane Alves

    Cristiane Alves

    Receber informações

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Olá, Cristiane! Que informações você gostaria de receber?

  • João Ubaldo

    João Ubaldo

    Linda mesmo a modelo, qual o nome dela?

  • João Ubaldo

    João Ubaldo

    Gostaria de saber o nome da modelo da foto.

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR