Montanhas Camapuã e Tucum
A subida para essas montanhas inicia-se no Sítio do Bolinha, propriedade particular que cobra uma taxa de R$10,00 (dez reais) para usufruir da estrutura criada para auxiliar os aventureiros. Lá é possível acampar, deixar o carro é ou moto.
Atrilha consiste de +- 10km ida e volta, sendo a primeira parte do trajeto os 4 km iniciais em meio uma rica floresta, onde cruzamos um pequeno rio várias vezes. Essa trilha da acesso a mais 03 outras montanhas, sendo elas Ciririca, Pedra Branca e Cerro Verde. Bem sinalizada, e fácil se locomover. Quem pretende acampar no cume do Camapuã ou Tucum, aconselho pegar água nesse rio que cruzamos ele umas 05 vezes. Então na quarta é bom pegar já.
Água de boa qualidade. Se chegar ao entroncamento das trilhas (placas para as montanhas) e não tiver colhido água, volte e encha seus reservatórios (claro, isso em caso de acampar no Camapuã ou Tucum. Porém existe mais um ponto segundo relatos no vale que une as montanas Camapuã e Tucum. Só não sabemos se tem agua o ano todo mesmo fora da época de chuvas.
Depois do entroncamento, temos um trecho de +- 500/600 metros até sairmos da floresta e atingirmos a encosta, sendo +- 600 metros de caminhada forte a céu aberto. A vista destas duas montanhas (são coladas uma a outra) é fantástica. Em dia de céu aberto, é possível ver as montanhas da Serra do Ibitiraquire, Antonina, Morretes e outras montanhas próximas.
Tradução do Tupi Guarani para Camapuã e Tucum é "seios erguidos" pois são muito próximos um do outro separados por um pequeno vale. A descida do Camapuã até o topo do Tucum da +- 30 min.
Vale a pena!
Deixe seu comentário