Travessia Serra Fina, fora de feriado
Quando pensamos em ir para as montanhas, para muitas pessoas isso está associado a um ambiente mais selvagem, inóspito, sentar em um cume vazio e escutar o vento, entrar em conexão com o ambiente natural na sua forma mais pura, sem sinais da interferência humana.
Também adoramos o ambiente social que a montanha oferece, compartilhar um vinho e uma boa comida com os amigos, conhecer gente nova que está na mesma freqüência, fazer uma musica artesanal com os instrumentos que porteamos até o cume.
A Travessia da Serra Fina é um ambiente em que conseguimos ter tudo isso, mas agora já precisamos escolher bem as datas. Durante feriados prolongados de 4 dias, que se pode realizar a trilha no formato clássico isso já é bem difícil.
Mais que a tranqüilidade e conexão com a montanha que perdemos, os sinais da interferência humana são grandes, lixos espalhados em alguns acampamentos, papel higiênico por todos os lados, inclusive próximos as poucas fontes de água, degradação da mata nativa para abertura de novos lugares para acampar.
A parte alta da Serra da Mantiqueira é uma zona muito sensível, inserida no bioma dos Campos de Altitude apresenta uma vegetação campestre entre afloramentos rochosos, áreas cobertas por gramíneas, onde se predominam arbustos e pequenas árvores e regiões encharcadas e ricas em matéria orgânica.
Mas essa aparente monotonia dos campos de altitude esconde uma rica biodiversidade de fauna e flora, abrigando diversas espécies endêmicas, que só existem nesse ambiente da Serra da Mantiqueira.
Ademais, algumas áreas de acampamento não suportam o número de pessoas que transitam na montanha durante um feriado. E com a logística de diversas agências operando na montanha, todos esses locais já vão estar ocupados quando vocês chegarem.
Nós, como uma agência que opera na Serra Fina nos encontrávamos nessa situação, e não gostávamos de estar ai nesse ambiente, tendo que fazer tudo às pressas para garantir um bom lugar.
Optamos por não realizar a travessia durante feriados, sabemos que perdemos as maiores possibilidades de armar um grupo, já que muitas pessoas não tem outra opção para realizar esse trekking.
Mas seguimos resistentes nesse ideal que queremos compartilhar com quem vai a montanha com a gente, queremos que todos sintam e desfrutem dessa essência da montanha, que ainda se pode encontrar durante uma semana qualquer do inverno.
Agora montamos nossos roteiros para a Serra Fina fora de feriados, com grupos reduzidos, temos a possibilidade de ainda viver essa plenitude dos altos cumes da Serra da Mantiqueira.
Deixe seu comentário
Tiaraju Fialho
Bom dia!...não os conheço mas compartilho dos mesmos valores e responsabilidades. Sou guia e instrutor de escalada, moro em Delfim Moreira, sou biólogo e trabalho de forma autonoma, com o nome fantasia de Capim Amarelo Montanhismo. Parabéns pelo txt acima, bem escrito e com conteúdo e tomara esses valores sócio-ambientais se multipliquem pela Mantiqueira, pelo Brasil e pelo Mundo! Sucesso e boas montanhas para vcs, sempre!...Abs, Tiaraju Fialho.
Cumbre Montanhismo
Olá Tiaraju, boa tarde! Valeu pela mensagem, sempre bom saber que tem mais gente espalhada por ai na mesma sintonia! Por ai nos cruzamos por alguma montanha, um abraço! Thiago Freela