Verão em Bariloche | Patagônia Argentina

San Carlos de Bariloche é um destino muito frequentado por brasileiros durante a temporada de inverno, mas durante o verão é ainda pouco explorado. Com longos dias de céu azul, o sol se pondo por volta das 21h e temperaturas agradáveis é perfeito para pratica de trekking, grandes travessias, escalada, mountain bike e kayak.

Todos os anos, durante o carnaval levamos um grupo para conhecer os encantos dessa região dos lagos andinos. Com um roteiro de 8 dias conseguimos conhecer bastante o local e explorar o trekking, na Travessia dos Refúgios com 3 dias de duração, um dia de Kayak no Lago Moreno e um dia de Mountain Bike para percorrer o Circuito Chico, com 25km de extensão.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo

Bariloche é uma das maiores cidades da Patagônia, com o centro muito movimentado. Pra quem vai a primeira vez pode encontrar algo interessante, mas não tem muito a agregar depois de algumas horas andando por suas ruas, então a idéia é explorar o lado mais alternativo e distante do centro comercial. Toda cidade e arredores é cercada pelo gigante Lago Nahuel Huapi, e é as bordas desse lago, distantes 18 km do centro onde nos hospedamos, no Hostel Refugio Cordillera.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo cc6601

Toda essa região é parte do Parque Nacional Nahuel Huapi e nosso roteiro começa pelo trekking, com a Travessia dos Refúgios Frey x Jakob (o trajeto pode continuar passando por mais 2 refúgios). No primeiro dia de caminhada saímos da base do Cerro Catedral e vamos entrando nos bosques patagônicos, um cenário surreal, a medida que vamos subindo a paisagem vai mudando e começamos a ver de longe as imponentes montanhas cobertas de neve e as agulhas de granito do Cerro Catedral, passamos nossa primeira noite no Refúgio Frey (1.700m), um clássico refúgio de montanha, as margens da Laguna Toncek. O lugar é impressionante, cercado de agulhas de rocha que se assemelham a imponentes catedrais de pedra, uma das origens do nome Cerro Catedral.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo e3653b

Na manha seguinte seguimos caminhando pelo filo da montanha, um dia bastante longo com muitas subidas e descidas técnicas por morenas de pedras. É o dia mais difícil da caminhada, porém, o mais lindo e onde atingimos a altitude máxima do trekking em um passo montanhoso com 2.100m. A vista de toda região dos lagos andinos é incrível, e temos como destino final a Laguna Jakob, onde passávamos as noites no Refúgio San Martin, que nesse inverno de 2017 foi incendiado e está destruído.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo e7e43b

No último dia de caminhada, saímos da crista da montanha e vamos baixando em direção ao vale, é um dia tranquilo técnicamente, porém bastante longo nessa caminhada pelo vale, até chegarmos próximos ao povoado de Colônia Suiza, nosso destino final antes de voltar ao hostel.

O próximo dia é de descanso da travessia, mas logo depois já partimos caminhando desde o hostel para o Lago Moreno, onde teremos algumas horas da tarde para desfrutar um lindo passeio de Kayak, mudando o ângulo de visão e conhecendo outros lugares desse paraíso.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo aadefa

É um dia bastante tranquilo, pra quem quer descansar um pouco mais e conhecer os atrativos da região Bariloche é conhecido pelo grande número de cervejarias artesanais e fábricas de chocolate, alé de bons restaurante com comidas típicas, vale a pena sair por esse circuito e explorar esse lado gastronomico.

Nosso último dia de atividade é um roteiro de mountain bike pelo Circuito Chico, que tem cerca de 25 km de extensão e explora com calma uma das regiões mais belas de Bariloche, apesar de ter muitas subidas e descidas, grande parte do caminho é por asfalto, dentro do Parque Municipal Llao Llao, evamos parando em vários pontos, conhecendo mirantes, praias e lagos.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo d53d21

Pra quem tem pouco tempo é uma linda forma de explorar Bariloche de todas as formas possíveis. Janeiro e fevereiro é a melhor época, durante todos os anos que levamos esses grupos sempre tivemos todos os dias lindos para fazer a travessia e como temos uma semana, se tem algum dia com clima ruim, conseguimos planificar para fazer o trekking no melhor dia. É um roteiro com nível moderado de dificuldade, mas é preciso bom preparo físico e disposição pra fazer tudo!

No nosso site tem o roteiro completo com mais algumas informações, e esse ano estaremos novamente durante o carnaval pelas montanhas de Bariloche.

verao em bariloche patagonia por cumbre montanhismo 152667

Trace sua rota até lá

Bariloche | Patagônia Argentina
Bariloche | Patagônia Argentina

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe