Bico do Papagaio via serrilha
A trilha da Serrilha do Papagaio está localizada no Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro.
É uma alternativa radical em relação à trilha oficial que leva até o Bico do Papagaio que é a segunda montanha mais alta do Parque com 989 mts. de altitude.
É uma trilha muito íngreme em algumas partes e com alguns lances de escalaminhada, que requerem um bom condicionamento e preparo do caminhante.
O nome do pico se deve ao seu formato, que lembra um pouco o formato do bico da ave. No passado distante, a montanha era conhecida como algo equivalente à Dente dos Espíritos pelos índios Tupinambás.
O Parque está localizado no Alto da Boa Vista. O portão principal está localizado na Praça Afonso Vizeu e seu horário de funcionamento é de 8 hrs. até as 17 hrs.
Várias linhas de ônibus como o 301, 302 e 345 passam nesta praça.
Para quem for de carro, pode passar pelo portão e subir a Estrada do Imperador e a dos Picos até o final, onde está localizado o Largo do Bom Retiro, ponto de partida da trilha.
Para acessar a trilha da Serrilha temos que entrar na trilha dos picos que começa no largo e segue os serpenteando os primeiros 300 metros até encontrar a interseção que divide as trilhas que vão para o Pico da Tijuca (a direita) e para o Bico do Papagaio (à esquerda).
Siga pela trilha do Bico à esquerda, suba um trecho muito curto e logo chegará à outra bifurcação. A entrada para a serrilha se dá pela trilha oposta à direção indicada pela placa de sinalização.
Aliás, toda a sinalização para por aqui, mas não se preocupe pois ao final do artigo deixo um tracklog que será fundamental na orientação daqui por diante.
Essa trilha logo atinge o colo divisório da serra, onde fica um tronco partido. Saindo à esquerda dele temos a trilha que sobe em direção à serrilha.
A trilha que segue em frente desce até o Vale dos Ciganos.
A princípio a trilha sobe suavemente, mas logo ela fica terrivelmente acentuada, subindo por cerca de 400 metros um trecho repleto de pedras e raízes onde estamos sempre utilizando as mãos para galgar estes obstáculos.
Chegando ao alto da Serrilha, caminhamos um pouco pelo plano até nos depararmos com a bifurcação à direita que leva até o Pico da Coruja.
Para o Bico do Papagaio siga em frente caminhando pelo topo da serrilha seguindo mais ou menos a mesma altitude. Cem metros após a bifurcação da Serrilha surge outra bifurcação e mais uma vez deve se optar pela esquerda.
O caminho segue na mesma altitude e no finalzinho quando se aproxima do primeiro mirante, sobe suavemente até que alcança umas pedras que são vencidas facilmente.
Logo chegamos ao Mirante da Serrilha com 955 mts. de altitude e uma bela visão da baixada de Jacarepaguá.
Do outro lado temos uma visão das pontas do Urubu, Morro da Cocanha e Pedra da Gávea alinhados.
Partindo meio escondida à direita de quem volta do mirante da Serrilha, a trilha desce agora por uma ribanceira entre as pedras e raízes soltas. É um trecho que requer o uso das mãos e um pouco de cuidado.
A partir daí a trilha segue num trecho de mata mais fechada subindo e descendo o Morro do Cavalo pra logo em seguida retomar uma subida mais acentuada até chegar à ponta do Urubu.
No meio dessa subida passamos por um trecho um pouco técnico ao lado de uma gruta.
Chegando ao topo da elevação surge uma bifurcação importante. O caminho da direita conduz até a um bate e volta curto até a Pedra do Anu.
Do alto dessa pedra temos uma visão espetacular e totalmente desimpedida da baixada de Jacarepaguá, da Barra da Tijuca e do Bico do Papagaio ali pertinho.
Retornando a trilha principal, retomamos a caminhada para a direita até chegarmos à Pedra do Urubu.
De lá a visão do Bico do Papagaio fica mais próxima e impressiona ainda mais. A proximidade é tanta que podemos ouvir o que as pessoas falam lá do outro lado.
Já estamos bem perto do nosso objetivo final. Descemos a trilha e contornamos a vertente da Pedra do Urubu até atingirmos a base do Bico do Papagaio.
Para atingirmos o pico temos ainda de vencer a desafiadora passagem do inferno: uma fenda localizada à beira do abismo que circunda a base do pico. Tem que se passar agachado para vencer a fenda dos infernos.
Do outro lado ainda temos um último desafio a vencer. Temos que subir por um trecho de escalaminhada até sairmos no Bico do Papagaio e conquistarmos da forma mais desafiadora e aventureira possível!
Depois de uma longa pausa para as fotos da paisagem espetacular que esse mirante proporciona, descemos pela trilha tradicional e bem sinalizada do Bico do Papagaio que conduz novamente ao largo do Bom Retiro.
A trilha da Serrilha é uma das mais difíceis da Floresta da Tijuca e não é sinalizada.
Para os mais inseguros é recomendável a contratação de um guia.
De qualquer forma vou disponibilizar aqui o tracklog da trilha que pode ajudar e muito na orientação da trilha.
Esse tracklog representa um circuito mais amplo que fiz nesse dia, mas ele acaba abrangendo também a serrilha que representa a parte inicial do trajeto.
Deixe seu comentário