Bico do Papagaio via serrilha

A trilha da Serrilha do Papagaio está localizada no Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro.

É uma alternativa radical em relação à trilha oficial que leva até o Bico do Papagaio   que é a segunda montanha mais alta do Parque com 989 mts. de altitude.

É uma trilha muito íngreme em algumas partes e com alguns lances de escalaminhada, que requerem um bom condicionamento e preparo do caminhante.

O nome do pico se deve ao seu formato, que lembra um pouco o formato do bico da ave.  No passado distante, a montanha era conhecida como algo equivalente à Dente dos Espíritos pelos índios Tupinambás.

O Parque está localizado no Alto da Boa Vista.  O portão principal está localizado na Praça Afonso Vizeu e seu horário de funcionamento é de 8 hrs. até as 17 hrs.

Várias linhas de ônibus como o 301, 302 e 345 passam nesta praça.

Para quem for de carro,  pode passar pelo portão e subir a Estrada do Imperador e a dos Picos até o final, onde está localizado o Largo do Bom Retiro, ponto de partida da trilha.

Para acessar a trilha da Serrilha temos que entrar na trilha dos picos que começa no largo e segue os serpenteando os primeiros 300 metros até encontrar a interseção que divide as trilhas que vão para o Pico da Tijuca (a direita) e para o Bico do Papagaio (à esquerda).

Siga pela trilha do Bico à esquerda, suba um trecho muito curto e logo chegará à outra bifurcação.   A entrada para a serrilha se dá pela trilha oposta à direção indicada pela placa de sinalização.

Aliás, toda a sinalização para por aqui, mas não se preocupe pois ao final do artigo deixo um tracklog que será fundamental na orientação daqui por diante.

Essa trilha logo atinge o colo divisório da serra, onde fica um tronco partido.  Saindo à esquerda dele temos a trilha que sobe em direção à serrilha.

A trilha que segue em frente desce até o Vale dos Ciganos.

A princípio a trilha sobe suavemente, mas logo ela fica terrivelmente acentuada, subindo por cerca de 400 metros um trecho repleto de pedras e raízes onde estamos sempre utilizando as mãos para galgar estes obstáculos.

Chegando ao alto da Serrilha, caminhamos um pouco pelo plano até nos depararmos com a bifurcação à direita que leva até o Pico da Coruja.

Para o Bico do Papagaio siga em frente caminhando pelo topo da serrilha seguindo mais ou menos a mesma altitude.    Cem metros após a bifurcação da Serrilha surge outra bifurcação e mais uma vez deve se optar pela esquerda.

O caminho segue na mesma altitude e no finalzinho quando se aproxima do primeiro mirante, sobe suavemente até que alcança umas pedras que são vencidas facilmente.

Logo chegamos ao Mirante da Serrilha com 955 mts. de altitude e uma bela visão da baixada de Jacarepaguá.

bico do papagaio via serrilha por douglas simoes

Do outro lado temos uma visão das pontas do Urubu, Morro da Cocanha e Pedra da Gávea alinhados.

bico do papagaio via serrilha por douglas simoes 525da4Partindo meio escondida à direita de quem volta do mirante da Serrilha, a trilha desce agora por uma ribanceira entre as pedras e raízes soltas.  É um trecho que requer o uso das mãos e um pouco de cuidado.

A partir daí a trilha segue num trecho de mata mais fechada subindo e descendo o Morro do Cavalo pra logo em seguida retomar uma subida mais acentuada até chegar à ponta do Urubu.

No meio dessa subida passamos por um trecho um pouco técnico ao lado de uma gruta.

Chegando ao topo da elevação surge uma bifurcação importante.  O caminho da direita conduz até a um bate e volta curto até a Pedra do Anu.

Do alto dessa pedra temos uma visão espetacular e totalmente desimpedida da baixada de Jacarepaguá, da Barra da Tijuca e do Bico do Papagaio ali pertinho.

bico do papagaio via serrilha por douglas simoes da silva rocha

Retornando a trilha principal, retomamos a caminhada para a direita até chegarmos à Pedra do Urubu.

De lá a visão do Bico do Papagaio fica mais próxima e impressiona ainda mais.  A proximidade é tanta que podemos ouvir o que as pessoas falam lá do outro lado.

bico do papagaio via serrilha

Já estamos bem perto do nosso objetivo final.  Descemos a trilha  e contornamos a vertente da Pedra do Urubu até atingirmos a base do Bico do Papagaio.

Para atingirmos o pico temos ainda de vencer a desafiadora passagem do inferno: uma fenda localizada à beira do abismo que circunda a base do pico.  Tem que se passar agachado para vencer a fenda dos infernos.

bico do papagaio via serrilha por douglas simoes da silva rocha 8d0483

Do outro lado ainda temos um último desafio a vencer.  Temos que subir por um trecho de escalaminhada até sairmos no Bico do Papagaio e conquistarmos da forma mais desafiadora e aventureira possível!

Depois de uma longa pausa para as fotos da paisagem espetacular que esse mirante proporciona, descemos pela trilha tradicional e bem sinalizada do Bico do Papagaio que conduz novamente ao largo do Bom Retiro.

bico do papagaio via serrilha por douglas simoes da silva rocha a45251

A trilha da Serrilha é uma das mais difíceis da Floresta da Tijuca e não é sinalizada.

Para os mais inseguros é recomendável a contratação de um guia.

De qualquer forma vou disponibilizar aqui o tracklog da trilha que pode ajudar e muito na orientação da trilha.

Powered by Wikiloc

Esse tracklog representa um circuito mais amplo que fiz nesse dia, mas ele  acaba abrangendo também a serrilha que representa a parte inicial do trajeto.

Trace sua rota até lá

Parque Nacional da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
Parque Nacional da Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

Essa página foi últil para você?