Circuito Couto x Prateleiras PNItatiaia
Dia 29/09 é feriado em Resende-RJ, cidade onde os participantes desse trekking residem e trabalham, e adivinhem... Caiu em um domingo. Portanto, nada melhor do que ir para montanha, pro sorriso voltar pro rosto (e pra alma).
Saindo de Resende, em cerca de uma hora chega-se ao Registro, onde está localizada a entrada pra parte alto do PNI. Passada a burocracia, vamos à trilha!
A trilha inicia-se no estacionamento do Posto Marcão e é tranquila até a base do Morro do Couto. A trilha possui alguns belos mirantes para se observar a grandiosidade da Mantiqueira (A Serra que Chora). Após uma caminhada tranquila, estávamos na base do Morro do Couto, que é o segundo ponto mais alto dentro do Parque Nacional do Itatiaia e o oitavo no Brasil, alcançando 2680 m de altitude. Para chegar ao cume, o caminho é feito por uma escalaminhada que compensa o esforço de quem se dispõe à vencê-la, com uma visão 360° de toda região. Aqui, foi feita a primeira "refeição", aquele misto quente feito à moda antiga, com fogareiro e chapa "old school". Após a refeição, iniciamos a descida para irmos até a Base das Prateleiras.
A caminhada até a base das Prateleiras - nome dado porque as pedras empilhadas lembram (deveriam lembrar) uma prateleira - é feita praticamente em nível, sem muitos esforços. Nessa parte da trilha, como é comum na montanha, a neblina tomou conta da paisagem, sendo possível ver somente o Pico das Agulhas Negras, mas nada que desanime quem gosta do universo outdoor. Infelizmente, a ascenção ao cume das Prateleiras só é possível com o uso de equipamentos, portanto, ficamos na base e aproveitamos para a segunda refeição. O segundo tempo de misto quente, acompanhado com salame e suco (só passa perrengue quem quer, esse é o lema).
Após um período de contemplação e descanso, iniciamos o retorno ao ponto inicial da trilha, mas não sem antes irmos até a Cachoeira das Flores - onde um amigo resolveu cumprir a aposta e entrar na água congelante (morreu, mas passa bem) - e o Abrigo Rebouças, um dos mais famosos abrigos de montanha do país e recentemente reformado. Retornamos ao estacionamento e terminamos o dia no Registro, degustando um pouco da culinária mineira.
A trilha totaliza 12km e pode ser encurtada caso o resgate seja feito no Abrigo Rebouças.
Visite Resende, Penedo, Visconde de Mauá, Itatiaia e Região!
Deixe seu comentário