Trilha noturna e pernoite no Pico da Pedra Selada

O Pico da Pedra Selada está localizado no parque estadual de mesmo nome, na região de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, e tem 1755 metros de altitude.

Iniciamos a trilha às 19:15h de um sábado, e, após cerca de 2h de caminhada, chegamos ao cume da montanha, que oferece uma visão privilegiada de Mauá e região, incluindo algumas cidadelas de Minas Gerais, as quais fazem fronteira com o Estado do Rio. Ao chegar ao topo da Pedra Selada, nos deparamos com a magnitude e beleza de um céu estrelado, repleto de "estrelas  cadentes" e, por sorte, com uma queima de fogos de artifício (como se coroasse nossa chegada) na cidade de Mirantão, visto que uma festa acontecia na pequena cidade mineira.

Passando para a trilha, em si, são 2h de uma caminhada desgastante, que exige certo preparo do praticante, mas nada que a força de vontade não possa superar. A trilha é de fácil acesso por Mauá ou Rio Preto, além de possuir diversas fontes de água potável durante sua extensão. 

Após a chegada, exaustos, iniciamos o preparo dos alimentos que nos serviriam como jantar - à luz de estrelas - com o uso de fogareiro (evite fogueiras em APAs e Parques de Conservação), nos preparamos para descansar, para, às 5:00h, enfim, nos depararmos com aquele que era o objetivo principal do pernoite: o amanhecer na montanha. Antes mesmo dos primeiros raios de Sol, estávamos de pé, ansiosos pelo que viria e, ouso dizer, foi mais do que eu esperava, particularmente. Sou suspeito para falar, dado que sou apaixonado pela Serra da Mantiqueira e região, mas o nascer do Sol do pico foi a visão mais bonita que eu já tive da região, uma explosão de cores que, com o passar do tempo e a ascensão do Sol no horizonte, nos proporcionou a visão de toda a cadeia de montanhas ao redor, como as do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), assim como os vales e rios da região. Por fim, às 9:00h, iniciamos a descida, com mais uma experiência no currículo.

VISITE PENEDO, SERRINHA, MAUÁ, MAROMBA, MARINGÁ, PNI E REGIÃO! 

Onde fica

Parque Estadual da Pedra Selada, Resende, Mauá - RJ

Trace sua rota até lá

Pedra Selada, Rio de Janeiro
Pedra Selada, Rio de Janeiro

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Fernando Lopes de Almeida

    Fernando Lopes de Almeida

    Só quero dizer que estou morrendo de inveja de vocês.
    Que maravilha. Aproveitem minha gente pois isso e o melhor que a vida pode nos oferecer.

  • Filipi Bruno Porto de Souza

    Filipi Bruno Porto de Souza

    A região está repleta de atrações naturais. Se ainda anão conhece, venha conhecer.

XFECHAR
Top
Filipi Bruno Porto de Souza
Tem dúvida?