Cachoeira da Pedreira, Lavrinhas - SP

Frequento esse rio desde criança, minha mãe me levava muito quando pequena. Fica localizado na cidade de Lavrinhas, interior de São Paulo, e recebe visitantes de toda aquela região do Vale do Paraíba.

A trilha é bem leve, só uns 15 minutos da estrada, onde o carro tem que ficar, até o rio. Neste dia era bem cedo, umas 7h da manhã, por isso está vazio.

É muito próximo à cidade e de fácil acesso, o que, infelizmente, gera grande quantidade de pessoas e muito lixo no local, por falta de educação e conscientização.

Foto por Renan Alvarenga

Trace sua rota até lá

Cachoeira da Pedreira, Capela do Jacu, Lavrinhas - SP
Cachoeira da Pedreira, Capela do Jacu, Lavrinhas - SP

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Renato

    Renato

    A prefeitura, a polícia ou órgãos competentes de Lavrinhas e Cruzeiro precisam interditar o local, retirando de lá os que fazem a exploração financeira da natureza cobrando 10 reais pela entrada de cada pessoa, pois não há registro formal de empresa ou comércio para tal e bem seguro p/ veículos, parece que é tudo no "jeitinho" e informalidade, sem qq responsabilidade. Não há qq apoio aos visitantes no quesito conforto e orientação aos perigos das pedras escorregadias e os barrancos no leito do rio ladeado por terreno irregular e esburacado. Nenhuma orientação de segurança aos incautos. O local é sem estrutura e sem banheiros; com portaria improvisada, com bar e balcão tbm improvisados em madeira como barracos. A mulher que fica no bar se comunica com o "porteiro" via rádio, o qual cobra o valor de 10 reais dos visitantes. Essa mulher do bar, q usa o rádio p/ falar com o porteiro, é uma pessoa arrogante, mal educada e faz pouco caso com quem vai pela primeira vez e tenta se informar com o porteiro o que o local oferece ao visitante. Há também os perigos de tromba d'água que podem encher de repente o rio e arrastar as pessoas, até mesmo p/ a morte Mas nada disso é informado pela (des) organização q toma posse do local p/ exploração financeira. Aliás, o local do bar é feio e com a natureza agredida. Há pelo caminho até a cachoeira, grandes pedras pichadas por vândalos, uma tenda grande e horrorosa coberta por um tipo de lona branca esvoaçante q foi solta pelo vento. A trilha acumula lixo q foi descartado por frequentadores pelo caminho. Há falta de sinalização dos perigos do rio e requiscios de usuários de drogas q estiveram o estão no local. Vi tb camisinhas usadas que aparecem penduradas nos galhos baixos ou jogadas no chão. Se vc é masoquista e gosta de uma aventura para correr perigo de queda acidental,
    - por falta de sinalização - ou afogamento, - pq não há placa indicando profundidade do poço da piscina natural . Se gosta tbm de ser maltratado pelas pessoas mal educadas q exploram o local, incluindo se gosta de colocar sua vida em risco em vrs situações, pode ir até lá, pois, com certeza, terá tudo isso para lembrar durante muito tempo em sua vida - isso se for um sobrevivente, é claro!!!!.
    Por último: os (in)responsáveis pelo local, incluído proprietário do bar, porteiro e os funcionários q cuidam da exploração devem ser responsabilizados civil e criminalmente pelas mortes acontecidas no dia 12/12/2021.

    Data da experiência: novembro de 2021

XFECHAR
Top JÁ PENSOU EM COMPRAR O
TRILHANDO MONTANHAS?
Juliane Quintanilha Januncio
Tem dúvida?