Cachoeira do Funil, Mambaí, GO
Com uma distância de 300 km de Brasília, Mambaí esconde uma beleza incrível entre cachoeiras e cavernas.
A cidade em si é bem interior, não tem tanta infraestrutura. Mas tem algumas pousadas (recomendo fazer reserva com antecedência), tem umas duas agências de turismo que podem ser contratadas, fomos pela Mambaí Adventure que oferece passeios há vários atrativos.
Esta em destaque tem um grande volume de água o ano todo, ela deságua dentro de uma caverna, dando origem ao nome funil. Não é apta para banho, pois a queda é forte e o poço é pequeno, são 6 km da cidade, e uma trilha de 900 mt de nível fácil e bem demarcada, passando pelo meio do cerrado e ainda podemos nos deparar com formações rochosas que nos faz parar e admirar.
O acesso à cachoeira fizemos pela parte de baixo e passamos por dentro caverna, totalmente escura, nada como ter uma boa lanterna, caminhamos alguns metros e saímos embaixo da queda da cachoeira. Para quem gosta de algo mais, pode-se fazer pêndulo, rapel.
Não deixe de levar itens essenciais na sua mochila: filtro solar, repelente, chapéu ou boné, roupa leve e fácil para fazer exercícios como trilha e rapel (se for o caso) e tênis para trilha.
Posso dizer que o estado de Goiás foi abençoado, por esconder tantas belezas naturais.
Deixe seu comentário
Bruno Queiroz
Show a matéria, parabéns Érica. Adoraremos receber vcs novamente. Até breve!