Lagedo de Pai Mateus, Cabaceiras - PB
Na região do Cariri Paraibano existe uma lenda sobre um curandeiro eremita, chamado Pai Mateus, que viveu em meados do Século XVIII e fez das pedras sua morada. Este lugar ficou conhecido como Lajedo de Pai Mateus.
O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa de aproximadamente 1,5 km² com cerca de 100 grandes blocos arredondados que se destacam sobre a superfície ligeiramente convexa e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.
Das poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes, esta é sem dúvida a mais bonita e intocada.
O misticismo é a marca do local, muitos lugares do mundo são apontados como sendo místicos, cheios de energia. O Lajedo de Pai Mateus, com sua beleza única e pelo fato de ter funcionado como “centro cerimonial ou local sagrado” para os povos indígenas pré-históricos que habitaram a região por pelo menos 10.000 anos, é um desses locais.
Independente deste lado místico, o lajedo é sim uma região especial, com um visual único e belo, em uma região marcada pela aspereza da natureza e a doçura de seus nativos. É um daqueles lugares diferentes, especiais, que parecem ter saído da imaginação de autores de livros de ficção científica e fica no interior do nosso Brasil.
Essa trilha (que passa por diversos outros locais) está sendo considerada como sendo a melhor trilha para mountain bike em terreno rochoso no Brasil. Suas qualidades são comparáveis ou até suplantam a famosa Slick Rock Trail, de Moab, Utah, considerada a melhor trilha dos USA.
Deixe seu comentário