Laguna Parón, Caraz, Peru
Segundo dia de aclimatação para quem vai subir montanhas por aqui no Peru ou para quem irá fazer os trekkings "Santa Cruz" ou "Huayhuash".
A lagoa fica à 4200 metros de altitude e foi escolhida pela sua grande beleza. Dentre a grande variedade de lugares para aclimatar, essa é uma das melhores escolhas.
Para acesso, é necessário chegar de carro ou van de alguma agência da cidade de Huaraz. Depois de 3 horas de van subindo muito por uma estrada em zigue-zague, podemos contemplar a beleza da Laguna e dos nevados ao redor.
Logo que você chega, informam que é um depósito natural de água doce e a maior lagoa da Cordilheira Branca. Ela também foi declarada Patrimônio Cultural da humanidade pela UNESCO.
Existem várias opções de trilha e as duas principais são ir ao fundo da lagoa pela estrada/trilha na esquerda, onde existe outra bem menor (12km ida e volta) ou, se não tiver muito tempo, pode subir a trilha do mirante (2,4km ida e volta).
A dica é passar uns 200 metros do mirante fazendo a trilha pelas pedras, pois a visão fica melhor ainda, como na foto. Ao fundo consegue olhar somente o cume do nevado Artesonraju (logo da Paramount Pictures), na esquerda o nevado Caraz e na direita e ao fundo o nevado Pirámide.
Lugar incrível, muito bonito e inesquecível.
Deixe seu comentário