Parque da Guarita, Torres - RS

O Parque da Guarita foi uma surpesa para nós que estavamos em Praia Grande (SC), visitando os cânions das proximidades. Em um dia livre os moradores locais nos indicaram a visita ao Parque da Guarita, em Torres (cidade relativamente proxima à Praia Grande).

O parque é maravilhoso para se passar o dia, com o acesso a diversas paisagens extraordinárias, com trilhas de fácil execução e muito bem sinalizadas. A trilha principal dá acesso a parte alta do parque que contorna penhascos, estes proporcionam uma vista hipnotizante do horizonte no oceano.

Durante todo o percurso desta trilha existem ramificações que dão acesso à escadas para descer nestes penhascos e, no fim da parte alta, uma escada que da acesso à Praia da Guarita.

Pode-se também contornar a parte alta do parque de carro, ou a pé, e acessar esta praia, a qual possui formações rochosas (resquícios dos pennhascos), uma delas é uma "ilha" rochosa em meio a areia da praia, o morro da Guarita (visto ao fundo da fotografia).

É possível acessar o topo do morro através de uma trilha em escada emoldurada por um túnel de vegetação nativa, uma subida também válida pelo trajeto e pela bela paisagem do topo, de um lado a parte alta dos penhascos do parque e, do outro, toda extensão do restante da praia e suas dunas.

Haviam carros na areia da praia, porém não há necessidade de tal pois existe um estacionamento muito próximo e, como se trata de uma área de proteção, acredito não ser a melhor atitude.

Trace sua rota até lá

Parque Estadual José Lutzenberger, Torres - Rio Grande do Sul
Parque Estadual José Lutzenberger, Torres - Rio Grande do Sul

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Yara Raissa Osório da Silva
Tem dúvida?