Pico das Agulhas Negras, Parque Nacional do Itatiaia, divisa do RJ com MG

O Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude, é o quinto ponto mais alto do país e o maior do estado do Rio de Janeiro, localizado no Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Bocaina de Minas, Itatiaia e Resende.

Sobre a trilha, é bastante cansativa e longa, e se você ainda não conhece, contrate um guia ou vá com quem já fez o caminho. O frio e vento são intensos e ir sem equipamentos é suicídio. No dia em que fui ventou tanto que entrava areia nos olhos (na verdade fragmentos da rocha da montanha) e isso incomodou demais, segundo o guia ventos desse jeito são atípicos mas nunca se sabe.

Quem for fazer a trilha tem que acampar no parque e o camping é bem rústico, não possui luz elétrica e a água é extremamente gelada (tipo geladeira). É necessário levar barraca, comida, fogareiro e todos as camadas de proteção contra o frio, peguei -1°C durante a madrugada e a água do riacho congelou. Tudo isso para fazer a subida. E valeu à pena, o visual é lindo, compensa todo esforço e além disso é possível fazer as montanhas do Couto, Prateleiras e Pedra do Altar, que estão na mesma região.

Está planejando conhecer o Parque Nacional do Itatiaia? Clique aqui para obter informações completas sobre o local.

Trace sua rota até lá

Pico das Agulhas Negras, Parque Nacional do Itatiaia, divisa do RJ com MG
Pico das Agulhas Negras, Parque Nacional do Itatiaia, divisa do RJ com MG

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top JÁ PENSOU EM COMPRAR O
TRILHANDO MONTANHAS?
Ritson Ecard
Tem dúvida?