O que é um Guia do Monte Roraima?

Guia de Montanha do Tepuy Roraima

O MONTE RORAIMA, ou -Röröimö Tüpü-( na língua indígena Pemón Taurepang) é um desses  locais místicos únicos que muitos anseiam por conhecer, que muitos já conheceram e que outros muitos têm na lista dos sonhos a realizarem. Visitar essa Rocha Precâmbrica, com formato de mesa de 31km2 de superfície e 2810m acima do nível do mar, vai precisar do acompanhamento de pessoas especiais, pessoas com certas características bem particulares para lhe assistir nessa aventura: o _Guia de Montanha do Tepuy Roraima._ 

Já parou para pensar em como deve ser esse guia? Ou pensou em saber o que é um Guia de Montanha do Tepuy Roraima? 
Então vamos lá, falar um pouco desse elemento singular.

Dentro das espécies que interagem na biodiversidade do _Tepuy Roraima_ há um indivíduo que requer uma categorização especial, a primeira vista até parece um ser como qualquer outro, mas possui algumas características particulares que o diferenciam dos demais. Desde o seu primeiro contato com o _Guia Roraimeiro_, este vai lhe transmitir a confiança e segurança de quem conhece _- e respeita -_ a montanha, vai lhe apresentar os detalhes da trilha e de cada percurso, as mudanças do clima, as variações do terreno, as distancias e tempos, os locais que pelo risco que representam requerem maior atenção e cuidado, as recomendações para melhor desfrute da viagem e os detalhes técnicos do local, que estão bem descritos na bibliografia existente: geografia, fauna e flora, geologia, história.

Mas... há certas habilidades e conhecimentos que não se aprendem e nem estão descritos nos livros e são os que realmente definem o Guia de Montanha Tepuyero, o saber se vai ter sol ou chuva num clima tão cambiante, se antecipar diante de uma crescida do Rio Kukenan, dar aquele acompanhamento paciente e sincero e as palavras acertadas de entusiasmo para essa pessoa que está convencida de que não vai conseguir chegar, mas também saber quando aconselhar parar _- ou voltar-_ quando as condições climáticas representem riscos ou a exigência da trilha possa afetar seriamente a saúde da pessoa. Enfim, ter essa habilidade de se antecipar ao desejo de um café, um chocolate, um chá, um descanso, uma conversa, ou um momento de solidão.

O Guia Roraimeiro, entende que ele é um intruso dentro do ecosistema natural da Montanha, mais também entende que é um intruso dentro da cultura tradicional dos  indígenas, moradores ancestrais das terras do Monte Roraima - _os Röröimö-kö_-, porém, respeita, estuda e defende a cultura, as crenças, as histórias, as lendas, as costumes, comprende a importância da Cosmovisão Indígena, a história da origem das montanhas e as terras contada pelos descendentes do Makunaima, sabe como evitar perturbar a paz da Montanha, entende o carácter sagrado e místico que representa o Röröimö Tüpü pros habitantes autóctonos... Agradece cada recepção, cumprimenta cada partida, recarrega a energía do espírito com o contacto da sua mão com o inmenso paredão da Grande Verde e Azul, da Mãe das Águas da Montanha de Cristal.

Mas no seu mais íntimo, o Guia é amante da natureza, das paisagens, das trilhas e acampamentos, das noites de barraca e travessias de rios, da escalada e passagens de rochas, dos insetos, das plantas, do imenso céu estrelado, da luz da lua cheia, do frio da Montanha, do vento gelado, das chuvas, do acolhedor sol que aquece os dias frios, do pôr do sol e dos amanheceres, do ar acariciando no rosto, das cores do céu no horizonte, do silêncio, da paz, das conversas pendentes consigo mesmo, do barulho que percebe só quem aprecia os sons  da natureza, para alguns silêncio e solidão, para ele melodia e o sentir -se mais um na grandeza da pachamama..

Descrever essa pessoa poderia levar muitos adjetivos, muitas metáforas, muitas frases... Mas o que ele verdadeiramente é, só sabe quem sente a energia da natureza em cada célula, como combustível que alimenta o corpo correndo sem pausa nem pressa nas veias, atingindo cada porção do ser tudo... Sendo um com a montanha.

_"A nós que vencemos nas pedras, a nós que conhecemos o sabor dos ventos... "_

Por Javier Jiménez
_Guía de Montanha do Tepuy Roraima_
Www.Waykyky.com

Trace sua rota até lá

Monte Roraima, Parque Nacional Canaima, Estado Bolívar, Venezuela ????????
Monte Roraima, Parque Nacional Canaima, Estado Bolívar, Venezuela ????????

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Javier Jiménez
Tem dúvida?