Escalavrado, Serra dos Órgãos - RJ

Uma das mais bonitas formações rochosas, o Escalavrado, é a primeira montanha que compõe toda a Serra dos Órgãos. Ao seu lado encontra-se o Dedo de Nossa Senhora e em seguida o Dedo de Deus.

Na minha última subida, fomos em um grupo aproximado de 10 aventureiros mais os guias, vale ressaltar que para esta trilha é necessário equipamento básico de escalada e estar com alguém experiente.

Um desafio repleto de escalaminhadas exige do aventureiro bom condicionamento físico!

Fizemos a subida em 1h30, porém o tempo médio é de até 3 horas, tive sorte, pois no grupo todos estavam aptos a enfrentar o desafio. O condicionamento físico é primordial, subir exige muito esforço, apoiar os pés, escolher a agarra certa. Para quem tem medo de altura é importante se preparar, pois aqui seus medos serão desafiados!

Ao final, dê um brado de vitória, pois cada passo, respiração funda e suor valeram a pena, a vista do cume é algo alucinante, nos sentimos tão pequenos diante de tanta imensidão.

Importante

Duração: 1 Dia;
Altitude: 1.406 metros
Tempo médio: Em torno de 8 a 9 horas de atividade;
Piso/Terreno: Piso Irregular;
Classificação: Pesada;
Exposição ao risco: Severo;
Insolação: Alta.

Onde fica

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, RJ

Trace sua rota até lá

Escalavrado, Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ
Escalavrado, Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Brenda Dutra de Souza Matos

    Brenda Dutra de Souza Matos

    São quantos quilômetros de caminhada (subida e descida)? Já fiz essa trilha, mas sempre que me pedem essa informação eu não sei informar com precisão... Obrigada!

  • Rafael Coelho

    Rafael Coelho

    Uma pena não terem citado a cidade onde fica o Escalavrado: Guapimirim! O mesmo acontece com Dedo de Deus, Pedra do Sino, Cabeça de Peixe, Agulha do Diabo e tantas outras montanhas da Serra dos Órgãos. 0ra que em não sabe, toda a subida da serra, até o Mirante do Soberbo, fica nessa pequena e linda cidade. A própria travessia, feita por milhares de pessoas todos os anos, tem a maior parte de seu trajeto em Guapimirim. Infelizmente poucos sabem dessas informações exatamente por relatos como este, que não se preocupam com uma apuração atenta. Resta aguardar pela correção.

  • Jessica Marinho

    Jessica Marinho

    Rafael, diante do seu exposto, preciso lhe passar algumas informações a mais em relação a travessia Petrópolis X Teresópolis. A área do parque é de 10.653 hectares com 71 km de perímetro.
    A maior parte, 42,9%, encontra-se inserida no município de Petrópolis; 25,9% de seu território
    encontram-se no município de Guapimirim, 17,7% em Magé e 13,4% em Teresópolis. Agora em relação ao meu relato, em nenhum momento foi exposto que o Escalavrado fica localizado em Teresópolis ou em outro lugar, a informação que escrevi que a montanha é a primeira no sopé da Serra dos Órgãos para que haja maior facilidade de localização para quem esteja subindo a Serra não havendo erro algum no post. Diante do seu comentário fica mais claro o quanto as pessoas são criticas demais e parecem que suas maiores preocupações estar em sempre acrescentar algo que qualquer pessoa faz, nada, nunca está bom o suficiente.

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Rafael, obrigado pelo alerta. Contamos com apoio dos aventureiros para manter o site atualizado.

XFECHAR
Top
Jessica Marinho
Tem dúvida?