Pico Agudo, Sapopema - Pr. Camping.
No dia 25 de março de 2017 eu e minha namorada (Helida Santin) fomos mais uma vez ao encontro do famoso em nossa região "Pico Agudo" o diferencial dessa vez é que fomos pra acampar.
Como já conhecemos bem o caminho nos programamos para sair as 15h30min do dia 25/03, pois o tempo gasto para percorrer os aproximadamente 30km da cidade de Sapopema até a base do Pico Agudo é em torno de 1h, pois desses 30km, são 28km de estrada de terra. Na estrada de terra o segredo é sempre seguir a estrada "mestre" ou como muitos dizem aqui, seguir a estrada mais "batida", em um ponto de bifurcação possui sinalização indicando qual estrada seguir para chegar ao Pico Agudo, logo mais alguns km percorridos se passa por uma escola, uma quadra de esportes e um pequeno riacho, então pode ter certeza de que está na estrada correta rsrs, a partir deste ponto restam mais 7,5km para se chegar a base do Pico Agudo, mais antes chega em uma porteira onde fica o funcionário da Fazenda cobrando o valor de R$10,00 por pessoa para pode realizar a visitação.
Chegamos na base do Pico agudo por volta das 16h30min, hora de estacionar o carro, pegar as mochilas e encarar a trilha... a trilha começa leve, depois de uns 15 minutos a trilha entra por meio a mata, tornando o clima ameno e melhor de caminhar mas a facilidade em caminhar é por poucos minutos, pois a trilha mesmo ainda dentro da mata já começa a ficar cada vez mais ingrime, porém ainda não é a parte mais difícil, mais alguns minutos e a trilha sai de meio a mata e chega a um primeiro mirante onde já temos uma ideia do quão alto estamos por podermos observar aonde ficam os carros estacionados na base do Pico Agudo e o tamanho que os enxergamos, continuando por mais alguns minutos chegamos enfim na parte mais difícil que é onde ficam as tão temidas cordas, essa parte realmente apresenta um grau de dificuldade maior que todo o restante da trilha, mais não é necessário ser um expert em trilhas ou escalada para superar esse obstáculo, enfim mais alguns minutos e chegamos ao cume, no total gastamos 1h20min para realizarmos a nossa escalaminhada e estávamos com nossas mochilas cheias já que fomos para acampar. Chegamos montamos nossa barraca e logo já pudemos observar o pôr do sol, tiramos algumas fotos, nos alimentamos e ficamos ali conversando e apreciando a noite e o céu cheio de estrelas. No outro dia acordamos bem cedo pra poder observar o nascer do sol, tiramos mais algumas fotos, aproveitamos mais alguns minutos daquele lugar encantador, desmontamos nossa barraca e encaramos a trilha novamente pra podermos retornar pra casa, mais durante o nosso regresso decidimos ir em busca de mais uma aventura para encerrar o nosso dia e a aventura foi ir atrás de uma cachoeira não muito conhecida na região, mais essa história e fotos ficam para o próximo relato.
Deixe seu comentário
Leandro
Pode fazer fogueira lá ?
José Vinicius de Souza
Olá, para acampar no topo, foi preciso alguma autorização? Pesquisando sobre camping encontrei apenas alguns locais próximos, e não no pico de fato.
Arcelino
Olá , eu gostaria d saber se tem alguém q leve de sapopema até o pico? E o valor
Thiago
nao tem como ir de dia de semana?
Augusto Junior
É só combinar com o responsável pela portaria (41) 9 8506-0361 Eros.
Thiago
Estamos querendo acampar em 8 pessoas! Você acha que da pra ir tranquilo? comporta 4 barracas la em cima?
Augusto Junior
Comporta sim, só o risco de chegar ao cume e já ter mais pessoas para acampar.
érica
Olá, quais os dias que são disponíveis para acampar? Preciso pagar alguma taxa extra por isso?
Augusto Junior
De sexta a domingo, Se não me engano a taxa para camping está entre 15 a 20 reais por pessoa.
Tailini
Olá, boa tarde!
Quero ir no dia 23/09, tenho que reservar ? Estou ligando neste número (43) 98462 5977, mas não consigo falar.
Vamos em umas 13, 14 pessoas.
Augusto Junior
Bom dia! Desculpe a demora pra responder, vc já deve ter ido mas pra ficar a resposta e poder tirar ajudar outras pessoas. Não é necessário agendar a visita, e o pico agudo fica aberto sábado, domingo e feriados das 7h às 17h.