Parque Estadual da Ilha Grande - RJ

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

3,8

1 classificaçãoCLASSIFIQUE
Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ

O Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) está localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, no município de Angra dos Reis. Foi criado em 1971 com 4.330 ha (43,30 km²), ampliado em 2007 para 12.052 ha (120,52 km²), passando a preservar 62,5% da área total da Ilha Grande – 193 km². A administração do Parque é de responsabilidade do INEA, Instituto Estadual do Ambiente, com sede na Vila do Abraão.

O Parque é uma área de domínio público protegida por lei com o objetivo de realizar o encontro pacífico entre o homem e o meio ambiente, preservando integralmente as espécies de fauna e flora raras, proteger o patrimônio histórico e oferecer atividades de recreação, lazer e aprendizagem para o turista e o morador, estimulando a economia e a geração de empregos.

A paisagem

É composta de montanhas e pequenas planícies, que são irrigadas por dezenas de riachos de águas límpidas com poços, corredeiras e pequenas cachoeiras, florestas de Mata Atlântica (que ocupam mais de 90% do Parque), restingas em Lopes Mendes e Parnaioca, brejos em Lopes Mendes e Dois Rios e manguezais completam o quadro natural. Na orla do parque estão contidas 8 praias paradisíacas como Lopes Mendes, Pescaria, Baleia ou Prainha, Dois Rios, Parnaioca, Caxadaço, Santo Antônio e Preta, separadas por belos costões rochosos e escarpados que mergulham no mar. Os habitats marinhos do entorno, com suas águas azuis e esverdeadas e fundos de areia e pedra, sustentam uma rica vida marinha com milhares de animais e vegetais, onde se sobressaem algas, corais, invertebrados, peixes, tartarugas e golfinhos.

Patrimônio histórico e cultural

Dentro do PEIG há um valioso patrimônio ambiental e cultural representado por rochas à beira-mar com marcas de polir e afiar ferramentas, datadas de três mil anos atrás, chamados localmente de “amolares”, sambaquis, sepultamentos, trilhas centenárias, um belo e muito antigo farol, o aqueduto do Lazareto, barragem e usina hidrelétrica, 2 ruínas de presídios, além de caminhos com calçamento de pedra da época colonial e diversas ruínas de fazendas.

Bioma

Mata Atlântica

Região Fitogeográfica: segundo o sistema oficial de classificação da vegetação brasileira, organizado pelo IBGE, é designada como "Floresta Ombrófila.

Ecossistemas protegidos: diversos tipos de florestas (aluvial, planície, submontana e ontana), restingas, manguezais, lagoas, rios, praias e costões rochosos.

Flora: minimamente, 2.000 espécies de árvores, arbustos, trepadeiras, bromélias e plantas menores.

Fauna: Milhares de espécies e vertebrados e invertebrados.

Como chegar

como chegar na ilha grande rj

Existem 3 diferentes pontos no continente onde se pode pegar uma embarcação até a ilha. Os locais de embarque são:

  • Centro da cidade de Mangaratiba;
  • Centro da cidade de Angra dos Reis (são 4 pontos de embarque diferentes);
  • Conceição de Jacareí, que é um bairro de Mangaratiba na divisa de município com Angra dos Reis;
  • Paraty - Ponta do cais, centro da cidade.

Sede do Parque

A sede e administração do PEIG estão localizadas na Rua da Praia, s/nº - Vila do Abraão.

Funcionamento: de 10h às 17h. 
Telefone: (24) 3361-5540 / (24) 3361-5800 / (24) 3361-5553.
E-mail: falecompeig@gmail.com

Fiscalização

O INEA conta com fiscais na Praia do Aventureiro e Lopes Mendes, quando uma irregularidade é identificada notificam os infratores, e depois, os retiram do local. Em casos graves ou em reincidências, as pessoas são multadas. Não é permitido cortar árvores, arrancar mudas, prender, alimentar ou afugentar animais, exercer quaisquer atividades agrícolas, pastoris, caça e pesca, mineração, ocupação residencial, comercial e industrial, ou seja, não se pode alterar o meio ambiente de forma predatória.

O acampamento em local proibido é uma das principais preocupações. As principais praias fiscalizadas são: Aventureiro, Abraão, Dois Rios, Provetá, Caxadaço, Lopes Mendes, Santo Antônio e Leste/Sul (nestas últimas, é proibida a entrada de pessoas não autorizadas).

Apesar de protegida por leis ambientais, a Ilha Grande ainda sofre com problemas básicos que são prejudiciais ao seu ecossistema, como o precário recolhimento do lixo, a falta de tratamento do esgoto, o número crescente de visitantes, as construções ilegais e a caça e pesca predatória.

Denúncias de irregularidades: (24) 3377-1514.

Mais informações

Downloads

Trace sua rota até lá

Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ
Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ

Compartilhe