Parque Estadual da Pedra Selada

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4,5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

O Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) foi criado em 2012 para conservar uma área de 8.036 hectares de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Está localizado na Serra da Mantiqueira e abrange parte dos municípios de Resende (78,4%) e Itatiaia (21,6%).

O objetivo do PEPS é preservar as populações de animais e plantas nativas da região como as espécies símbolo da UC, o araçari-banana e a araucária, as endêmicas e as ameaçadas de extinção - como o palmito-juçara, a onça-parda e a águia-cinzenta - as paisagens e formações rochosas de notável beleza cênica e os recursos hídricos de uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro, estimulando o desenvolvimento do turismo sustentável.

Do alto do Pico da Pedra Selada, a 1.755 metros acima do nível do mar, se tem uma das melhores vistas panorâmicas da região, de onde é possível observar as cidades de Resende e Itatiaia, os Vales do Rio Preto e do Rio Paraíba e algumas montanhas do Parque Nacional do Itatiaia, como o Pico das Agulhas Negras.

Criação: Decreto Estadual nº 43.640, de 15 de junho 2012

Trilha da Pedra Selada

pico da pedra selada

A Pedra Selada é uma incrível formação rochosa que se avista de longe e encanta pela sua exuberância. A entrada da trilha da Pedra Selada está situada em uma propriedade particular, do Sr. Alcebíades. O local conta com estacionamento, banheiros e área para camping.

Para saber todos os detalhes da Trilha da Pedra Selada, clique aqui.

Mais informações

Telefone: (24) 3387-2318
Site: http://www.inea.rj.gov.br
E-mail: parqueestadualdapedraseladarj@gmail.com

Trace sua rota até lá

Parque Estadual da Pedra Selada, Resende - RJ
Parque Estadual da Pedra Selada, Resende - RJ

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR