Parque Estadual do Ibitipoca

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Se você está procurando um lugar tranquilo para relaxar em meio à natureza, já pode anotar o próximo destino: Conceição do Ibitipoca. Localizado no município de Lima Duarte, em Minas Gerais, esse pequeno distrito encanta pela simplicidade e por apresentar uma beleza única. Repleto de histórias e em meio às montanhas é o cantinho ideal para esquecer os problemas e respirar ar puro.

Rota de muitos aventureiros, nele, encontra-se o Parque Estadual de Ibitipoca. Criado em julho de 1973, ele abriga parte da Serra da Mantiqueira, com cerca de 1.488 hectares. Com diversos atrativos, o parque possui belas piscinas naturais, grutas, cachoeiras, prainhas, paredões e picos. A fauna é rica e abriga espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda e o lobo guará. Porém, é muito difícil ver esses bichos durante o dia, uma vez que eles tendem a aparecer mais à noite. Há também diversas espécies de aves, tais como o papagaio do peito roxo, o tucano, o coati, entre outros. Os campos rupestres caracterizam uma grande extensão da vegetação do parque, acompanhados por bromélias, líquens, samambaias e candeias.

Quem for visitar esse pedacinho de Minas, além de aproveitar o vilarejo, que é uma atração à parte, poderá fazer três circuitos dentro do Parque.

Circuitos do Parque Estadual do Ibitipoca

Circuito Janela do Céu

O percurso para chegar até esse ponto turístico é feito por meio de uma trilha de nível médio, que dura aproximadamente 5h ida e volta, são cerca de 16 Km no total. Pelo caminho é possível  parar em alguns mirantes, como o Cruzeiro e o Pico da Lombada. Além disso, é possível conhecer algumas grutas, como a dos Três Arcos, a dos Fugitivos e a dos Moreiras. Após passar por todos esses lugares, você vai chegar num pequeno trecho de mata fechada e encontrará a Janela do Céu, que corresponde ao início de uma cachoeira que possui uma queda de aproximadamente 20 metros e uma água bastante gelada. Lá do alto é possível ter uma vista incrível de toda a região.

Veja as atrações desse circuito:

Pico do Cruzeiro

cruzeiro parque estadual do ibitipoca mg

Fica a 1,6 Km da entrada do Parque. Nele encontra-se uma grande cruz e uma vista linda do “mar de montanhas de minas”.

Pico da Lombada

É o ponto mais alto de toda a serra, com 1.784 metros de altitude. No local, você fica literalmente entre as nuvens.

Gruta dos Três Arcos

gruta dos tres arcos

Após o Pico da Lombada, caminhando 1,4 Km você chegará até essa gruta. Ela possui três entradas que formam arcos, daí esse nome. O local é tranquilo de caminhar sem auxílio de lanterna, pois entra bastante luz.

Gruta dos Fugitivos

gruta dos fugitivos ibitipoca

Ela recebeu esse nome pois foram encontradas ruínas de um antigo quilombo de escravos dentro dela. Para acessá-la é necessário ter em mãos, uma lanterna. Mas, vale a pena, principalmente para quem deseja descansar num lugar tranquilo e fresco.

Gruta dos Moreiras

Fica perto da Gruta dos Fugitivos, e é também um ponto de descanso. Para entrar nessa gruta é necessário o auxílio de uma lanterna.

Circuito das Águas

É o mais tranquilo de fazer, pois as trilhas são mais leves, totalizando 5 Km ida e volta. O trajeto apresenta várias prainhas e cachoeiras. Ele começa próximo ao restaurante do parque e é bem fácil de ser percorrido.

Veja as atrações desse circuito:

Gruta dos Coelhos

Próximo ao centro de visitantes. É necessário uma lanterna para adentrar a gruta. No final, fica uma pequena fenda, conhecida como a toca do coelho.

Prainha

Possui uma faixa de areia e uma piscina natural bem gelada. É um ótimo lugar para descansar após uma longa caminhada. Mas, ela pode ser a primeira opção do turista, já que fica próximo ao Centro dos Visitantes.

Lago dos Espelhos

Com uma pequena queda d´água, o lago possui uma água mais escura, com tons de dourado, mas transparente.  É um ótimo local para passar o dia com a família.

Lago das Miragens

Com aproximadamente 20 metros de comprimento e 2,5 metros de profundidade, é ideal para relaxar e curtir. Parte dele é cercado por um paredão de pedra.

Lago negro

lago negro parque estadual de ibitipoca minas gerais

Nas partes mais fundas, o lago é totalmente escuro, daí o nome. Porém, em pontos mais rasos, a água é bem transparente.

Cachoeira dos Macacos

cachoeira dos macacos ibitipoca

Apesar de não ser uma cachoeira muito grande, tendo 5 metros de altura, é ideal para banho, uma vez que é possível entrar debaixo da queda  d’água e se banhar no poço com tranquilidade.

Ponte de Pedra

ponte de pedra parque estadual do ibitipoca mg por thamara ferreira da silva albuquerque

Corresponde, na verdade, a um túnel de cerca de 35m de extensão que leva a outros pontos turísticos da região.  É uma formação, na qual o Rio do Salto, por uma ação de séculos, fez surgir uma passagem por baixo da rocha.

Circuito do Pico do Pião

São 11 Km ida e volta, com duração de aproximadamente 5h. A trilha é moderada, mas é necessário ir preparado, pois no caminho não há sombra nem trechos com muita água. Ele possui 1.722 metros de altitude. Lá em cima encontra-se o altar e o chão de uma antiga igreja, e é possível ter uma vista muito bonita da Serra da Mantiqueira.

Veja as atrações desse circuito:

Gruta do Mojolinho

Uma pequena abertura que leva a um pequeno lago dentro da mata, com uma caverna ao fundo. Lá é possível ouvir o barulho da água e da natureza.

Gruta dos Viajantes

Recebe esse nome devido aos viajantes que, antigamente, pernoitavam no local.

Gruta do Pião

No caminho do Pico do Peão tem essa gruta que começa dentro de uma mata mais fechada.

Sobre a Vila de Conceição de Ibitipoca

A Vila de Conceição de Ibitipoca é uma atração à parte. As ruas são repletas de pedrinhas e a maioria das casas é feita com tijolinhos, o que dá um charme a mais na cidadezinha. Repleta de bares e restaurantes com música ao vivo, as noites no vilarejo são bem especiais. Sem contar com a gastronomia típica mineira que enche esse cantinho de sabor.

Como chegar?

Saindo do Rio de Janeiro, é necessário seguir pela BR-040 até a placa Lima Duarte, Caxambú e São Lourenço. Em seguida, entrar na BR-267 e seguir até o município de Lima Duarte. Depois é preciso seguir por estrada de chão até Conceição de Ibitipoca por mais 26 Km.

Onde ficar?

A vila possui diversas opções de pousadas e campings, algumas mais simples, outras mais sofisticadas. Dentro do Parque também existe uma área de camping. Quem for com um número maior de pessoas tem a opção de alugar casas na região.

Ingressos e horário de funcionamento

Os ingressos custam R$ 10,00 durante a semana e R$ 20,00 sábados, domingos e feriados. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada. Já crianças até 5 anos são isentas de taxas. Os ingressos são vendidos apenas na portaria.

O Parque possui uma boa infraestrutura com restaurante e estacionamento. O horário de funcionamento é de 7h às 18h.

Trilhando Montanhas em Ibitipoca

A convite da agência de ecoturismo Sua Aventura, fomos conhecer o parque e curtir um pouco desse paraíso escondido em Minas Gerais. Confira nossa aventura no vídeo abaixo.

Outras informações

Telefone: (32) 3281-1101
Site: www.ibitipoca.tur.br

Trace sua rota até lá

Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais
Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais

Compartilhe