Parque Estadual do Jalapão, Tocantins
Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos do Parque.
- Como chegar ao Jalapão?
- Regiões turísticas
- Cachoeira da Formiga
- Cachoeira da Fumaça
- Cachoeira do Soninho
- Cachoeira da Velha
- Prainha do Alecrim
- Prainha de Água Doce do Rio Novo
- Rafiting no Rio Novo
- Pôr do Sol nas Dunas
- Fervedouro do Rio Sono
- Fervedouro do Buriti
- Fervedouro do Encontro das Águas
- Fervedouro Bela Vista
- Morro da Pedra Furada
- Artesanato
- Gastronomia Local
- Onde ficar?
- Curiosidades
Localizado no estado do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é um dos lugares mais deslumbrantes para os apaixonados por aventura e ecoturismo. Com mais de 30 mil quilômetros de extensão territorial, apresenta uma grande área de conservação ambiental. Suas belezas se misturam entre cachoeiras de águas cristalinas, dunas, chapadões e diversas espécies de animais e plantas.
A região encanta não apenas por apresentar paisagens únicas, mas também por oferecer aos turistas diversas opções de lazer, tais como rafting, trilhas e canoagem.
É importante destacar que o Jalapão corresponde a um conjunto de municípios com diferentes áreas de preservação. A região do parque está localizada no extremo leste de Tocantins, onde faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí. Por isso, é preciso ficar atento às entradas do parque.
Afinal, como chegar ao Jalapão?
A principal porta de entrada para o parque está localizada na cidade de Ponte Alta do Tocantins, que fica a 190 km da capital Palmas. O acesso é feito por uma estrada asfaltada. Vale ressaltar que após esse trajeto, as estradas são todas de terra. Por isso, é recomendável visitar a região com guias especializados e com equipamentos adequados, como jipes e veículos de tração 4x4.
O Parque Estadual do Jalapão apresenta uma extensão muito grande e qualquer erro no trajeto pode acarretar problemas.
A área turística engloba, além da cidade citada, os municípios de Novo Acordo, Mateiros e São Felix do Tocantins.
Regiões turísticas
Por ser muito grande, os roteiros oferecidos pelas agências de viagem buscam cobrir algumas áreas do Jalapão. Um tour completo, por exemplo, tem um percurso circular com saída e chegada em Palmas, passando por Ponte Alta, Mateiros, São Felix e Novo Acordo. Costuma ter 5 dias de duração, com hospedagem em diferentes cidades. Existem também os roteiros mais curtos, que oferecem hospedagem fixa em algumas cidades e englobam menos pontos turísticos.
Mas, antes de se aventurar pelo Jalapão, é preciso estudar um pouco a região para delimitar os pontos turísticos que pretende conhecer. Para ajudar você nessa missão, listamos abaixo, 15 pontos que são mais visitados pelos turistas. Confira!
1 - Cachoeira da Formiga
A cerca de 30 quilômetros de Mateiros, a cachoeira encanta por apresentar um poço de água transparente, verde-esmeralda, e por ser cercada por uma vegetação nativa, o que garante um contraste deslumbrante.
2 - Cachoeira da Fumaça
Ela fica a aproximadamente 92 km de Ponte Alta. Uma cortina de fumaça de vapor d’água percorre toda a sua extensão, proporcionando um visual lindo. Por motivos de segurança, não é aconselhável tomar banho em seu poço (geralmente, essa cachoeira não está no circuito tradicional das expedições).
3 - Cachoeira do Soninho
Formada por grande volume de água, possui uma queda de 30 metros. O acesso ao poço de água cristalina e esverdeada é feito por uma trilha curta.
4 - Cachoeira da Velha
Localizada em Mateiros, é considerada a maior cachoeira do Jalapão e uma das principais atrações. Situada em um paredão de 100 metros de largura, apresenta uma beleza singular.
5 - Prainha do Alecrim
Fica a 80 km de Mateiros, apresenta um extenso banco de areia e águas calmas. Ideal para relaxar.
6 - Prainha de Água Doce do Rio Novo
Localizada próxima a Cachoeira da Velha, possui um visual paradisíaco. Apesar de parecer bem calma, existem alguns pontos onde a correnteza é bem forte.
7 - Rafiting no Rio Novo
Com duração de 3 horas, em um trecho de 6 Km, o rafting nas corredeiras do Rio Novo é ideal para os amantes da aventura. O rio também possibilita a prática de outros esportes, tais como: canoagem e rapel.
8 - Pôr do Sol nas Dunas
As dunas alaranjadas do Jalapão são o cartão postal do Parque, e chegam a medir 40 metros de altura. Aconselha-se a subida nas dunas sempre ao final do dia, quando a temperatura cai e a areia começa a esfriar. De lá de cima é possível assistir um pôr do sol maravilhoso.
9 - Fervedouro do Rio Sono
Localizado em uma propriedade particular, apresenta uma profundidade absurda. Mas, mesmo assim, por causa da pressão d’água que brota da terra, é difícil afundar nesse fervedouro.
10 - Fervedouro do Buriti
Fica dentro de uma comunidade quilombola. Além de conhecer a beleza desse fervedouro, é possível descobrir um pouco da história daquela região. As casas são feitas de tijolo de argila crua, e cobertas com a palha de piaçava.
11 - Fervedouro do Encontro das Águas
Ele é pequeno, mas possui uma pressão d’água bem intensa. Assim, mesmo que alguém te empurre para dentro do buraco, é impossível afundar.
12 - Fervedouro Bela Vista
Fica em São Felix do Tocantins. Possui uma infraestrutura avançada com trilha calçada e um deque. É um dos locais mais frequentados do Jalapão.
13 - Morro da Pedra Furada
A cerca de 30 Km de Ponte Alta, é destino bastante procurado no Jalapão. O acesso é feito pela estrada para Pindorama do Tocantins. De lá é possível curtir um pôr do sol maravilhoso.
14 - Artesanato
No Jalapão é possível conhecer belos trabalhos com capim dourado, produzidos por mulheres da região. São diversos tipos de bolsas, chapéus, pulseiras, cestas etc.
15 - Gastronomia Local
Como não apreciar as iguarias do Jalapão? Quem passar por lá precisa experimentar “Amor perfeito”, um biscoito de polvilho de mandioca tradicional; “Chambari”, músculo bovino com o osso, condimentado e cozido - conhecido como osso buco em algumas regiões do Brasil; e “Paçoca de carne do sol”, carne seca, cortada em cubos e frita em óleo quente, socada no pilão, com alho picado e farinha de mandioca.
Onde ficar no Jalapão?
Como você pode perceber, a região do Jalapão engloba vários municípios. Cada um deles oferece opções de pousadas, camping e hotéis. Geralmente, as agências de turismo possuem diversos tipos de pacotes. O valor vai variar de acordo com cada um. Alguns incluem passagem por vários municípios do Jalapão, outros oferecem percursos menores, com visitas a menos lugares. O camping da Korubo Expedições que fica a beira do Rio Novo é um dos mais procurados.
Seja por meio de agência ou por conta própria, lembre-se de estudar bastante a região, antes de ir! Fique atento aos trajetos e procure um guia especializado para garantir uma viagem mais segura e tranquila!
Curiosidades
- O Jalapão conserva muitas espécies do cerrado, como onça-pintada, tamanduá-bandeira, capivaras, etc, porém, esses animais são muito arredios e difíceis de serem vistos;
- O nome Jalapão originou-se da planta Jalapa, popularmente conhecida como batata de purga;
- O Tocantins é o estado brasileiro mais novo. Ele foi formado pela Constituição Federal em 1988;
- O nome Tocantins significa “bico de tucano” na língua tupi;
- A principal atividade turística do estado é o agronegócio;
- O clima predominante é tropical, caracterizado por uma estação chuvosa (de outubro a abril) e outra seca (de maio a setembro).
É importante ressaltar que, além do Parque Estadual, o Jalapão apresenta outras áreas de preservação, que são: Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, Área de Proteção ambiental da Serra da Tabatinga e Área de Proteção ambiental do Jalapão.
São inúmeras belezas escondidas nessa imensidão que é o Jalapão. Conhece mais pontos que valem a pena visitar?Compartilha com a gente! Bora aumentar nossa rota!
Outras informações
(63) 211-2771 ou (63) 2111-2772 – Centro de Atendimento ao Turista.
Deixe seu comentário
Neuma Cristina Cardoso Moreira
Boa tarde!
Gostaria de saber preços de pacotes pra conhecer a reserva do Jalapão