Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cidade da Pedra
- Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha
- Circuito das Cachoeiras
- Casa da Pedra
- Morro de São Jerônimo
- Como chegar?
- Horário de funcionamento e ingressos
- Onde ficar?
Em Mato Grosso está localizado um dos ecossistemas mais bonitos do país. Uma área de 32.630 ha que preserva diversas belezas naturais e sítios arqueológicos da região.
Criado em 12 de abril de 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães conta com uma variedade de ambientes, misturando várias espécies de flora e fauna, típicas do Cerrado. Além disso, o Parque faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai e protege as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.
Para quem curte a natureza, as opções de lazer são inúmeras. A maioria dos passeios envolve caminhadas, banhos de cachoeiras e rios, observação da vegetação e das aves locais, entre outros. Há ainda a possibilidade de praticar ciclismo e fazer algumas travessias. Ficou curioso para saber os atrativos que esse Parque reserva? Então, confira abaixo!
Principais atrativos do Parque Nacional da Chapada do Guimarães
É importante destacar que a visitação ao Parque está passando por um processo de restruturação. Sendo assim, os atrativos são abertos conforme a capacidade sugerida, a fim de garantir a segurança de todos. Veja, os principais pontos turísticos.
Cachoeira Véu de Noiva
Formada pelas águas do córrego Coxipozinho, a cachoeira apresenta 86 metros de altura e é cercada por um paredão de arenito num vale em forma de ferradura. Em seu entorno é possível encontrar ninhos de araras vermelhas, ave bem típica da região.
Cidade da Pedra
Esse roteiro é repleto de formações rochosas e paredões que levam a mirantes incríveis, permitindo avistar toda a região e verificar os contrastes entre veredas e cerrado.
Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha
O acesso é feito por trilha de aproximadamente 1.200 metros. A Cachoeira dos Namorados é formada pelo córrego Piedade e a Cachoeirinha pelo rio Coxipozinho. As duas são ideias para banho.
Circuito das Cachoeiras
É constituído pelas águas do córrego Independência que desce formando seis cachoeiras pelo caminho (7 Setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência). Todo o circuito é liberado para banho, menos a Cachoeira Independência. As trilhas do circuito não apresentam dificuldade, são cerca de 6 Km ida e volta.
Casa da Pedra
Corresponde a uma gruta de arenito esculpida pelo córrego Independência. De acordo com a história, o local serviu de abrigo pra escravos fugitivos.
Morro de São Jerônimo
Com mais de 800 metros de altura, é um dos pontos mais altos do Parque. A trilha até esse ponto é longa, com aclive e declive, o que exige um bom preparo dos turistas. É obrigatória a ida a esse morro com um condutor credenciado do Parque.
Vale destacar que fora do Parque, no entorno da cidade de Chapada dos Guimarães, existem outros tantos atrativos que podem ser apreciados pelos visitantes, tais como: Cachoeira da Martinha, Trilha do Matão, Distrito de Água Fria e Lagoa Azul.
Como chegar?
O acesso é feito pela Rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251 que corta o Parque em grande extensão. São 50 Km da capital Cuiabá até a entrada principal do Parque. A Rodovia, apesar de ser asfaltada, não conta com acostamento, o trajeto é feito em pista simples.
É possível, também, pegar um ônibus em Cuiabá e ir até a Chapada dos Guimarães. Há condução a cada 1h30, mas vale conferir os horários corretos com a empresa responsável.
Horário de funcionamento e ingressos
O Parque está aberto para visitação todos os dias, inclusive feriados. Porém, o horário de entrada em cada atrativo varia. Por isso, é importante verificar junto à organização do Parque esse cronograma.
A entrada é gratuita, porém alguns atrativos requer o acompanhamento de um condutor autorizado. Nesses casos, é preciso checar o valor com cada guia.
Vale lembrar que o Parque conta com uma boa infraestrutura e oferece estacionamento, restaurante, quiosques, lojinhas de artesanato e centro de atendimento ao visitante.
Onde ficar?
Há opções de pousadas na cidade da Chapada dos Guimarães e em Cuiabá. Existe também opções de acampamento no parque. Porém, para pernoitar por lá, é necessário contratar um guia credenciado e realizar as reservas com três dias de antecedência.
Outras informações
E-mail: pncg.mt@icmbio.go.br
Telefone: (65) 3301-1133
Veja aqui mais fotos da Chapada dos Guimarães
Você já visitou essa parte do cerrado brasileiro? Conta pra gente como foi nos comentários!
Deixe seu comentário