Parque Nacional da Serra do Cipó
Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos do parque.
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cachoeira Grande
- Cachoeira do Tombador
- Cachoeira do Gavião e das Andorinhas
- Cânion das Bandeirinhas
- Cachoeira da Farofa
- Cachoeira da Lagoa Dourada
- Mirante do Bem
- Trilha do Travessão
- Poço Azul
- Trilha dos Escravos
- Como chegar?
- Onde ficar?
- Ingressos
Diversidade! Essa é a palavra que melhor representa o Parque Nacional da Serra do Cipó. Localizado em Minas Gerais, ele abrange os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. Com uma área total de 33.800 hectares, o parque foi criado em 1984 com o objetivo principal de preservar toda a beleza natural da região.
Cada lugar do parque carrega um pedacinho da história. A começar pela sua geologia que remonta a 1.700 milhões de anos e apresenta grande variedade de rochas-calcárias, quartzitos e granitos. O relevo acidentado leva o visitante a diversos caminhos com águas que brotam de todo canto. A flora da região é um caso a parte. Para se ter uma ideia já foram registradas mais de 1.700 espécies de plantas, entre velózias, orquídeas, cactáceas, carnívoras e muitas outras. Quem percorrer toda a extensão do Parque também irá se deparar com uma variedade de animais, desde insetos, anfíbios, pássaros, répteis e mamíferos.
Opção de laser é o que não falta na região. São diversas cachoeiras, cânions e paisagens belíssimas que colocam o visitante em plena sintonia com a natureza. Os amantes de aventura também vão gostar do local. Existem vários pontos para prática de escaladas, trekking, tirolesa e rapel, o que torna cada experiência única. Listamos abaixo, alguns atrativos do parque para você se programar. Confira!
Atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores
Cachoeira Véu de Noiva
A Cachoeira Véu da Noiva fica bem próxima ao Parque Nacional, na Associação Cristã de Moços em Minas Gerais (ACM-MG), inserido na APA – Morro da Pedreira, área de Proteção Ambiental. O Camping Véu da Noiva faz parte do Circuito do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Estrada Real. O Camping foi fundado nos anos 80 e começou selvagem. Aos poucos, com o trabalho da ACM, foi se estruturando e se transformou numa área de lazer com total infraestrutura. Em feriados prolongados como o Carnaval, Semana Santa e o Reveillon o local é altamente frequentado por turistas.
Cachoeira Grande
A Cachoeira Grande é uma das mais belas da região, sendo um grande espetáculo panorâmico formado por uma bela queda d'água. A distância da portaria até a cachoeira é de 1 km. Não é permitido entrar no local com bebidas alcoólicas, acender fogo, acampar ou entrar com veículos, motocicletas e animais. A entrada é limitada a um determinado número de pessoas por dia.
Cachoeira do Tombador
Formada pelos córregos Bocaina e Capão, a cachoeira possui várias quedas e dois grandes poços, ideais para banho. A trilha que leva a esse atrativo possui cerca de 8 Km de extensão.
Cachoeira do Gavião e das Andorinhas
Podem ser visitadas seguindo a mesma trilha. São 9 Km de carro e mais 6 Km de caminhada até a primeira cachoeira que é a do Gavião. Depois por mais 3 Km é possível chegar até a das Andorinhas, que possui duas quedas livres, cada uma com cerca de 9 metros.
Cânion das Bandeirinhas
Possui um paredão de 80 m de altura e 4 Km de extensão aproximadamente. Ele é formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas e apresenta uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e fundo de pedras claras. Subindo o rio há vários poços para banho. O caminho até o cânion é de dificuldade moderada, com trechos de trilha com subidas e travessia de rios. São 12 Km só de ida.
Cachoeira da Farofa
São 2 horas de caminhada até chegar a essa cachoeira. É um dos atrativos mais procurados do parque. Apresenta cinco quedas d’água, porém, apenas a primeira tem acesso permitido. Localizada na Serra da Bandeirinha, durante o percurso é possível ver o Córrego das Pedras, a Lagoa Comprida e o Ribeirão Mascates.
Cachoeira da Lagoa Dourada
Possui duas quedas de fácil acesso e uma terceira mais difícil. Em determinadas épocas do ano, a luz solar reflete a tonalidade da vegetação do seu entorno dando um tom dourado à água da lagoa, daí o nome.
Mirante do Bem
Ele fica a 2,2 Km da portaria principal. A trilha tem um percurso curto e fácil. Porém, por não ter muitas árvores durante o caminho, o trajeto fica mais exaustivo.
Trilha do Travessão
É feita por um penhasco que divide as bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. Durante a caminhada é possível ver afloramentos rochosos que abrigam pinturas rupestres, campos de samambaias, algumas nascentes e uma vista incrível. São 17 km de carro por estrada de terra e 12 km de caminhada.
Poço Azul
O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 2 Km com trechos planos e acidentados. Durante o percurso é possível vislumbrar toda a vegetação e paredes rochosas margeando o Córrego Gordurinhas.
Trilha dos Escravos
Essa trilha leva ao topo da cachoeira Véu da Noiva e a sua nascente, conhecida como Mão D’água. Ela está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira. Durante o século XVIII, muitos escravos utilizavam a trilha para transportar as riquezas minerais adquiridas na Serra do Espinhaço durante o ciclo do ouro, daí o nome da trilha.
Como chegar?
Localizado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, o Parque Nacional da Serra do Cipó faz divisa com Itabira. A entrada para a sede do Parque é feita no Km 94 da rodovia MG-10, no distrito Serra do Cipó, próximo ao município de Santana do Riacho.
Onde ficar?
Existem diversas opções de pousadas e camping próximos a entrada principal do Parque. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes, para verificar as condições de cada uma.
Ingressos e horário de funcionamento
Atualmente, a cobrança de ingresso está temporariamente suspensa.
O Parque funciona das 8h às 18h, com entrada permitida somente até às 15h.
Outras informações
E-mail: parna.serradocipo@icmbio.gov.br
Telefone: (31) 3718-7151 / 3718-7475 / 3718-7481 / 3718-7469
Deixe seu comentário
Patricia Barbosa de Amorim Carvalho
Olá. Por favor, gostaria de chegar a serra do cipo por Bh e conhecer a cachoeira do tombador. Qual melhor trajeto/ Obrigada.
, .
Ivonete Biajo
Tá funcionando quais os gastos eu terei, será eu meu esposo e criança d 13 anos
Anderson Camilo
Ola, eu moro em Contagem e gostaria de ir a serra, porem não sei como chegar ate ela
Flaviana
Tentando falar com vocês e não estou conseguindo.
Thiago HD
Olá, Flaviana! Não recebi nenhum contato seu. Qual sua dúvida?