Parque Nacional da Serra do Cipó

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos do parque.

Diversidade! Essa é a palavra que melhor representa o Parque Nacional da Serra do Cipó. Localizado em Minas Gerais, ele abrange os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. Com uma área total de 33.800 hectares, o parque foi criado em 1984 com o objetivo principal de preservar toda a beleza natural da região.

Cada lugar do parque carrega um pedacinho da história. A começar pela sua geologia que remonta a 1.700 milhões de anos e apresenta grande variedade de rochas-calcárias, quartzitos e granitos. O relevo acidentado leva o visitante a diversos caminhos com águas que brotam de todo canto. A flora da região é um caso a parte. Para se ter uma ideia já foram registradas mais de 1.700 espécies de plantas, entre velózias, orquídeas, cactáceas, carnívoras e muitas outras. Quem percorrer toda a extensão do Parque também irá se deparar com uma variedade de animais, desde insetos, anfíbios, pássaros, répteis e mamíferos.

Opção de laser é o que não falta na região. São diversas cachoeiras, cânions e paisagens belíssimas que colocam o visitante em plena sintonia com a natureza. Os amantes de aventura também vão gostar do local. Existem vários pontos para prática de escaladas, trekking, tirolesa e rapel, o que torna cada experiência única. Listamos abaixo, alguns atrativos do parque para você se programar. Confira!

Atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

Cachoeira Véu de Noiva

cachoeira veu da noiva serra do cipo

A Cachoeira Véu da Noiva fica bem próxima ao Parque Nacional, na Associação Cristã de Moços em Minas Gerais (ACM-MG), inserido na APA – Morro da Pedreira, área de Proteção Ambiental. O Camping Véu da Noiva faz parte do Circuito do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Estrada Real. O Camping foi fundado nos anos 80 e começou selvagem. Aos poucos, com o trabalho da ACM, foi se estruturando e se transformou numa área de lazer com total infraestrutura. Em feriados prolongados como o Carnaval, Semana Santa e o Reveillon o local é altamente frequentado por turistas.

Cachoeira Grande

cachoeira grande serra do cipo

A Cachoeira Grande é uma das mais belas da região, sendo um grande espetáculo panorâmico formado por uma bela queda d'água. A distância da portaria até a cachoeira é de 1 km. Não é permitido entrar no local com bebidas alcoólicas, acender fogo, acampar ou entrar com veículos, motocicletas e animais. A entrada é limitada a um determinado número de pessoas por dia.

Cachoeira do Tombador

Formada pelos córregos Bocaina e Capão, a cachoeira possui várias quedas e dois grandes poços, ideais para banho. A trilha que leva a esse atrativo possui cerca de 8 Km de extensão.

Cachoeira do Gavião e das Andorinhas

Podem ser visitadas seguindo a mesma trilha. São 9 Km de carro e mais 6 Km de caminhada até a primeira cachoeira que é a do Gavião. Depois por mais 3 Km é possível chegar até a das Andorinhas, que possui duas quedas livres, cada uma com cerca de 9 metros.

Cânion das Bandeirinhas

canion das bandeirinhas serra do cipo

Possui um paredão de 80 m de altura e 4 Km de extensão aproximadamente. Ele é formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas e apresenta uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e fundo de pedras claras. Subindo o rio há vários poços para banho. O caminho até o cânion é de dificuldade moderada, com trechos de trilha com subidas e travessia de rios. São 12 Km só de ida.

Cachoeira da Farofa

cachoeira da farofa serra do cipo

São 2 horas de caminhada até chegar a essa cachoeira. É um dos atrativos mais procurados do parque. Apresenta cinco quedas d’água, porém, apenas a primeira tem acesso permitido. Localizada na Serra da Bandeirinha, durante o percurso é possível ver o Córrego das Pedras, a Lagoa Comprida e o Ribeirão Mascates.

Cachoeira da Lagoa Dourada

Possui duas quedas de fácil acesso e uma terceira mais difícil. Em determinadas épocas do ano, a luz solar reflete a tonalidade da vegetação do seu entorno dando um tom dourado à água da lagoa, daí o nome.

Mirante do Bem

Ele fica a 2,2 Km da portaria principal. A trilha tem um percurso curto e fácil. Porém, por não ter muitas árvores durante o caminho, o trajeto fica mais exaustivo.

Trilha do Travessão

É feita por um penhasco que divide as bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. Durante a caminhada é possível ver afloramentos rochosos que abrigam pinturas rupestres, campos de samambaias, algumas nascentes e uma vista incrível. São 17 km de carro por estrada de terra e 12 km de caminhada.

Poço Azul

O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 2 Km com trechos planos e acidentados. Durante o percurso é possível vislumbrar toda a vegetação e paredes rochosas margeando o Córrego Gordurinhas.

Trilha dos Escravos

trilha dos escravos serra do cipo mg

Essa trilha leva ao topo da cachoeira Véu da Noiva e a sua nascente, conhecida como Mão D’água. Ela está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira. Durante o século XVIII, muitos escravos utilizavam a trilha para transportar as riquezas minerais adquiridas na Serra do Espinhaço durante o ciclo do ouro, daí o nome da trilha.

Como chegar?

Localizado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, o Parque Nacional da Serra do Cipó faz divisa com Itabira. A entrada para a sede do Parque é feita no Km 94 da rodovia MG-10, no distrito Serra do Cipó, próximo ao município de Santana do Riacho.

Onde ficar?

Existem diversas opções de pousadas e camping próximos a entrada principal do Parque. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes, para verificar as condições de cada uma.

Ingressos e horário de funcionamento

Atualmente, a cobrança de ingresso está temporariamente suspensa. 
O Parque funciona das 8h às 18h, com entrada permitida somente até às 15h.

Outras informações

E-mail: parna.serradocipo@icmbio.gov.br 
Telefone: (31) 3718-7151 / 3718-7475 / 3718-7481 / 3718-7469

Trace sua rota até lá

Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais
Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR