Parque Nacional da Serra Geral
Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos do Parque.
- Cânion Fortaleza
- Trilha do Mirante
- Trilha da Cachoeira do Tigre Preto
- Trilha da Pedra do Segredo
- Como chegar?
- Onde ficar?
- Ingressos e Horário de Funcionamento
Quem deseja encontrar um cenário particular repleto de cânions e com uma biodiversidade infinita, pode se preparar para conhecer o Parque Nacional da Serra Geral. Situado na porção oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, ele se estende em uma área de 17.300 hectares. Juntamente com seu vizinho, o Parque Nacional do Aparado da Serra, representa uma das mais belas paisagens do nosso país.
As formações geológicas, sem dúvida, são as maiores riquezas da região. Caracterizada por paredões verticais de até 900 metros de altura, o Parque possui grande potencial turístico. Foi criado em 1992 com o objetivo de valorizar e conservar toda a natureza local. O clima por lá é temperado, com médias girando em torno de 18ºC e 20ºC, sendo que as mínimas podem chegar a -10ºC nos meses de junho e julho.
As principais atrações do Parque são as trilhas do Mirante do Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions. Ficou curioso para conhecer esse paraíso? Então, veja a seguir como montar seu roteiro.
Principais Atrativos do Parque Nacional da Serra Geral
A região é repleta de trilhas e cânions. Listamos abaixo alguns deles.
Cânion Fortaleza
Um dos mais procurados no Parque, possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, chega até a 900 metros de altura. O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza. Outros dois cânions fazem parte do Fortaleza, são eles: Malacara e Churriado.
Trilha do Mirante
Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Durante o trajeto é possível observar 95% do Cânion Fortaleza, parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A duração média dessa trilha é de 3 horas ida e volta.
Trilha da Cachoeira do Tigre Preto
Durante essa trilha é possível observar 10% do Cânion Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. São 3Km de caminhada ida e volta.
Trilha da Pedra do Segredo
Seguindo pela trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. Ela é constituída por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. O que chama a atenção é o fato dessa pedra estar equilibrada em uma base de 50 cm.
Obs.: o Fortaleza é o único dos cânions do parque que pode ser visitado sem acompanhamento de um condutor; para conhecer os outros, é preciso contratar guias credenciados ou agências locais.
Como Chegar?
O acesso é feito pela CS-012, estrada que fica a 22K m da cidade de Cambará do Sul (RS). Do centro de Cambará até a portaria são 23 km (3,5 deles em estrada de terra e alguns trechos com pedras).
Onde Ficar?
Há várias opções de campings, pousadas e hotéis nos municípios de Jacinto Machado (SC), Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS). Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes.
Ingressos e Horário de Funcionamento
A entrada e o estacionamento são gratuitos. O Parque fica aberto diariamente, das 8h às 18h.
Obs.: não há um Centro de Visitantes propriamente dito. Há um banheiro público no posto de fiscalização do Instituto Chico Mendes, que fica na entrada do Parque.
Outras Informações
Telefones: (54) 3251-1277 / (54) 3251-1262
E-mail parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br.
Deixe seu comentário
Clarice da Silva Kuntz
Tem ingresso pago? Precisa de guia? Horário de funcionamento?
Tarcísio
Boa tarde!!!
Gostaria de saber os horários e valor dos passeios?
Obrigado Tarcísio
Marco Stucky
É necessário ter um guia para percorrer o local?