Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4,6

2 classificaçõesCLASSIFIQUE

O Brasil possui inúmeras belezas naturais. Cada estado carrega consigo singularidades e cenários deslumbrantes, que se contrastam devido a grande diversidade. Dentre os cartões postais do país, está o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Criado em 1981, está localizado no município de Paconé, a 102 Km da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá.

Tendo como principal objetivo proteger e preservar uma parte do ecossistema do Pantanal, mantendo o equilíbrio entre as espécies animais e vegetais, o parque conta com aproximadamente 135.000 ha.

Com clima tipicamente tropical, a temperatura varia de 23º a 25º. Sendo que a melhor época de visitação do parque é entre maio e setembro, pois entre outubro e abril a região é chuvosa. Do mês de dezembro em diante, o calor passa a ser mais intenso e o transporte para região fica mais complicado devido às chuvas.

Como chegar

Para conhecer o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é preciso uma autorização prévia, do próprio parque, pois ele ainda não se encontra aberto para visitação pública. O acesso é feito pela MT-060, partindo-se de Cuiabá para Poconé, por 100 Km em via asfaltada e continuando pela rodovia Transpantaneira por mais 147 Km até Porto Jofre, às margens do Rio Cuiabá. De Porto Jofre até o parque o acesso é feito por via fluvial, navegando por aproximadamente 4 horas.

Onde ficar

A sede do parque fica em um platô, protegido de inundações, e conta com instalações administrativas, com embarcações para transporte de servidores e de pesquisadores para as atividades de proteção ambiental.

Não existe uma infraestrutura para visitantes no parque. Por isso, quem for se aventurar por essa região deve procurar hotéis fazendas em Poconé e até mesmo barcos-hotéis na cidade de Corumbá.

Principais atrativos

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é ideal para os admiradores da natureza. Nele é possível observar diversas espécies silvestres, como jacarés, capivaras, onças pintadas,cervos, tuiuiús e outros animais.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de fazer trilhas guiadas, safáris fotográficos, passeios de barco e cavalgadas.
Vale destacar que a pesca e a caça são rigorosamente proibidas em qualquer época do ano.

Curiosidade

O parque foi criado com o intuito de atender às reivindicações da sociedade científica, que solicitava a criação de uma unidade de conservação que protegesse amostras significativas do ecossistema pantaneiro. Dessa forma, o parque Nacional incorporou a antiga Reserva Biológica do Caracará, criada na década de 70, à uma antiga fazenda de gado que teve sua área permanentemente alagada em consequência das mudanças ambientais no Pantanal após a grande cheia de 1974.

Hoje, serve de espaço para visitação de turistas e, também,de fonte de pesquisa para muitos estudiosos. O Parque Nacional teve o seu Plano de Manejo aprovado em 2004.

Outras informações

ICMBio: http://www.icmbio.gov.br/parnapantanalmatogrossense/
Tels.: (65) 3648-9100 / (65) 3642-7624 / (65) 9977-1313

Trace sua rota até lá

Pantanal, Mato Grosso, Poconé - MT
Pantanal, Mato Grosso, Poconé - MT

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR