Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Se você está pensando em traçar a próxima rota para viajar, já pode colocar no checklist o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Localizado no estado do Maranhão, o parque apresenta belas paisagens naturais, sendo o destino preferido de muitos turistas. Com 155 mil hectares é formado por vastos campos de dunas, lagoas de águas cristalinas e possui grande diversidade de espécies animais e vegetais, recebendo forte influência da Caatinga e Amazônia.

O parque foi criado em 1981, com o objetivo de proteger a flora e a fauna local de possíveis ameaças humanas. Ele está inserido nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Antes de embarcar nessa aventura é preciso ficar atento às estações climáticas características da região. De fevereiro a maio, o período é mais chuvoso. Já entre junho e janeiro, a época é de seca. Porém, tudo vai depender do regime de chuva de cada ano. É aconselhável a visitação do parque entre maio e setembro.

Para ajudar você a se preparar para essa viagem, elencamos 8 opções de lazer  que podem ser feitas no parque. Vamos aproveitar esse passeio?

8 atrativos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

1 - Circuito da Lagoa Azul

Localizado na região de Barreirinhas, o circuito é feito por meio de uma trilha de 2 Km pelo campo de dunas. Ao longo do trajeto, o visitante passa por diversas lagoas, como a da Preguiça, da Esmeralda, a Azul e do Peixe.

2 - Lagoa da Esperança

É formada a partir da interrupção do curso do rio Negro causado pelo encontro com o campo de dunas. Localizada na borda do campo, é ideal para ser visitada durante os meses de estiagem, pois não apresenta seca. A Lagoa da Esperança faz limite entre os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro.

3 - Atins

atins lencois maranhenses maranhao por ana carolina tavares

É um povoado localizado em frente a foz do rio Preguiça. Apesar de ficar fora do parque, é uma opção para quem deseja caminhar pela praia e ter um contato mais próximo com a comunidade local. Além disso, é possível praticar diversos esportes como kite-surf, caiaque, surf etc. Você pode encontrar mais informações sobre esse atrativo clicando aqui!

4 - Canto dos Lençóis

É um povoado localizado dentro do parque, formado por pescadores tradicionais. É um ponto de apoio para iniciar uma trilha pelos campos de dunas até o município de Santo Amaro.

5 - Lagoa da Betânia

É um pedaço do curso de rio interrompido pelo campo de dunas. A lagoa apresenta variações de cores de água, o que torna a visitação nesse local ainda mais encantadora. A lagoa está localizada em Santo Amaro.

6 - Lagoa das Emendadas

O acesso é feito por meio de caminhada. Durante o trajeto é possível ver várias lagoas no interior dos campos de dunas que se ligam e chegam a somar muitos quilômetros de extensão.

7 - Queimada dos Britos e Baixa Grande

São a zona primitiva da região. A visitação nesses locais deve ocorrer em níveis de mínimo impacto, por isso é proibido a utilização de veículos motorizados nessa região. Esses pontos estão localizados no interior do campo das dunas do parque e formam uma paisagem única.

8 - Lagoa da Gaivota

Fica à 2 Km de Santo Amaro. O acesso é feito por meio de caminhada ou em veículo 4x4. Ao longo do caminho é possível observar diversas gaivotas e o lago de Santo Amaro.

Vale destacar que em diversos locais do parque, além de contemplar a natureza, é possível fazer caminhadas, passeios de bicicletas, esportes náuticos e outras atividades.

Como chegar?

Mas, como chegar nesse paraíso? Os principais pontos de acesso ao parque estão em Barreirinhas e Santo Amaro.

Por Barreirinhas é necessário passar pela rodovia MA-402. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação.  Outra rota é pela via Paulino Neves. Esse trecho deve ser feito apenas com veículos 4x4, pois passa por várias trilhas. O trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico, que tem início no Ceará, passa por Piauí até chegar ao Maranhão.

Para chegar a Santo Amaro é preciso passar pela rodovia MA- 402 até o povoado de Sangue e percorrer mais 36 Km de trilhas de areia. No município é possível encontrar pousadas bem estruturadas que ficam a menos de 2 Km do parque.

Onde fiacar?

Os municípios da região possuem infraestrutura com pousadas, hotéis e hostels, com diárias que variam de preço conforme a categoria de cada estabelecimento. Por isso, é importante fazer um levantamento dos locais, antes de ir.

Vale destacar que não há cobrança de ingressos para entrar no parque. Porém, alguns passeios são cobrados à parte.

Outras informações

Telefone: (98) 3349-12-67
E-mail: pnlm@icmbio.gov.br

Trace sua rota até lá

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top JÁ PENSOU EM COMPRAR O
TRILHANDO MONTANHAS?
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR