Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca - RJ

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

3

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

O Parque Natural Municipal Bosque da Barra, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, tem como principal objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica de beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e a visitação em contato com a natureza, desde que compatíveis com a lógica de conservação ambiental e autorizadas mediante contato prévio ao órgão gestor. Conta com áreas de convivência próximo ao lago e caixas de areia.

O Bosque da Barra da Tijuca é uma das áreas verdes mais bonitas e visitadas da região, conta com uma ampla estrutura de lazer, que contempla, às margens de um grande lago, trechos arborizados, grandes gramados, além de banheiros e pias para uso de seus frequentadores. Trata-se, portanto, de compartimento ecológico inscrito em uma região bastante urbanizada.

A grande variedade de fauna torna o local ideal para a observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque.

As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas. As grandes áreas gramadas são ideais para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas. O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica.

Onde fica

mapa do bosque da barra barra da tijuca rj

Avenida das Américas, 6.000, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ

Como chegar

entrada do bosque da barra da tijuca rj

O Bosque da Barra está localizado bem próximo à Rodoviária Alvorada, possibilitando um fácil acesso para quem depende de condução pública. Para quem vai de carro, basta seguir na direção da Alvorada ou Cidade das Artes. O Bosque fica na esquina da Av. das Américas com a Av. Ayrton Senna, na Barra da Tijuca.

Funcionamento

De terça a domingo - Fechado às segundas-feiras.
Das 7h às 17h - No horário de verão, até às 18h.
Entrada gratuita.

Dicas essenciais

  • O local conta com um estacionamento não muito grande e costuma lotar em horários de pico no final de semana;
  • Sábados e domingos costuma encher bastante, principalmente na parte da manhã, gerando fila de carros para entrar no parque;
  • O local é rodeado por terreno de terra batida, o que favorece caminhadas e corridas pelo parque;
  • Saguis e capivaras são comumente encontrados no parque. Evite alimentá-los;
  • O gramado ao redor do lado é ideal para picnics entre amigos e familiares, além de ter uma ampla área para a criançada brincar;

Trace sua rota até lá

Bosque da Barra, Av. das Américas, 6000 - Barra da Tijuca
Bosque da Barra, Av. das Américas, 6000 - Barra da Tijuca

Compartilhe