Programa de Voluntariado do Parque da Tijuca está com a programação de junho pronta

O Programa de Voluntariado está com a programação de junho pronta. Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, pode participar. Para se cadastrar, é preciso acessar http://www.parquedatijuca.com.br/#voluntariov2 e preencher o cadastro, que deve ser levado no dia da ação.

Quase todos os dias da semana tem atividade, que variam de lugar, forma e nível de esforço. Para participar, é preciso confirmar presença até às 17h da véspera da atividade. Em caso de chuva, as ações são automativamente canceladas.

O Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca tem cinco linhas de ação:

Mutirões mensais: ação de voluntariado aos sábados ou domingos, nas quais participam, em média, 30 pessoas. As atividades e locais variam de acordo com as necessidades e prioridades do Parque, podendo ser feito manejo de trilhas, plantios, retirada de plantas invasoras, coletas de lixo, orientação e sensibilização de visitantes entre outras atividades.

Atividades semanais: são realizadas de terça a sábado e compreendem a manutenção de recantos e trilhas (poda de vegetação, fechamento de atalhos, correção de piso, manutenção de degraus, drenagem, sinalização etc.), o manejo da flora (retirada de plantas invasoras nocivas à Mata Atlântica, coleta de sementes, produção e plantio de espécies nativas), paisagismo e campanhas de educação ambiental. Os voluntários são informados por email e redes sociais sobre os horários e pontos de encontro. Confira abaixo a programação.

  • Terças, 9h: Setor Floresta (Floresta da Tijuca)
    Ponto de Encontro: Centro de Visitantes
  • Quartas, 9h: Setor Serra da Carioca
    Ponto de Encontro: Parque Lage
  • Quintas, 9h: Trilha Pedra da Gávea e Pedra Bonita
    Ponto de Encontro: Guarita da Pedra da Gávea
  • Sábados, 9h: Setor Floresta (Floresta da Tijuca)
    Ponto de Encontro: Centro de Visitantes

Adoção de trilhas: parceria entre o Parque e instituições ou grupos organizados que se comprometem a realizar a manutenção e conservação de trechos de trilhas do PNT. Eles recebem orientação e apoio dos funcionários do Parque para realizar a manutenção.

Voluntariado de longa duração: estudantes e profissionais interessados em conhecer mais sobre a gestão do Parque Nacional da Tijuca podem se candidatar às vagas de apoio às diversas áreas de atuação do PNT (visitação, educação ambiental, pesquisa e manejo, comunicação, gestão de conflitos, entre outras). As vagas e os perfis desejados são divulgados periodicamente. Fique de olho no site e nas redes sociais.

Monitoramento da visitação e orientação dos visitantes: nessa atividade é feito o registro de informações sobre a visitação e também a abordagem de visitantes em áreas de visitação intensa, como as trilhas da Pedra da Gávea e Pedra Bonita, as Paineiras, a Vista Chinesa, o Corcovado, as cachoeiras do Horto e o Parque Lage. O objetivo é orientar as pessoas sobre procedimentos de mínimo impacto ambiental, normas do Parque, segurança na montanha e outros assuntos importantes que contribuem para uma visitação de qualidade no Parque. 

Os voluntários que integram o projeto recebem capacitação permanente e atuam em dupla aos sábados e domingos, das 8h às 12h. Para participar, é preciso ter disponibilidade de pelo menos uma manhã por mês.

Mis informações

Site oficial: http://www.parquedatijuca.com.br/#voluntariov2
Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/parnatijuca/
Grupo do Google: https://groups.google.com/group/voluntariospnt

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe