Pico dos três estados
Trilha iniciada no sítio do Pierre até o cume dos três estados e retorno pelo mesmo caminho.
9:00 - saída do sítio (carro na porteira de entrada)
17:30 - Base dos três estados - per noite no bambuzal
7:00 - saída para o cume
9:30 - chegada ao cume
10:30 - retorno pelo mesmo caminho
17:30 - chegada ao sítio
Trilha do Pico dos Três Estados, na Serra Fina, começando pela rodovia MG-354 (Itamonte-MG)
Logo na estrada, exatamente 3,2km após a Garganta do Registro, sentido Itamonte, haverá um portão verde logo na curva onde há a possibilidade de estacionar o carro. Ao lado, existe uma pequena entrada de estrada de terra que leva até a porteira inicial.
Neste caso, eu subi até a porteira de carro e o deixei lá, porém há que ir com cautela e ter alguma experiência em estrada de terra. Essa estrada dá acesso ao Sitio do Pierre.
Na trilha, há alguns pontos de água no início da trilha apenas.
Depois de subir e passar pelas casas do sítio, a trilha vira mata fechada (bem fechada), cobrando atenção para todos os galhos e bambus atravessados no meio do caminho e que atrapalham o avanço em velocidade e podem ferir caso não estejam com roupas adequadas. Após sair da área de mata fechada, dá-se início ao conhecido terreno irregular da Serra Fina, caracterizado por constantes ganhos e perdas de elevação até o cume, testando seu condicionamento físico e mental. Por ser bem fechada, a mata está sempre úmida, o que pode gerar escorregões, portanto um bom calçado de trilha torna-se mandatório.
Há também alguns pontos para acampamento ao longo da trilha, por eu já ter chegado tarde ao início, cheguei apenas à base do cume, onde há uma área de bambuzal e armei meu acampamento ali mesmo.
No dia seguinte, sai as 7h e foi apenas mais 2h e meia até o cume. Alguns pontos de pedra não há suporte, faz-se necessário atenção redobrada aqui. No cume há vários pontos para acampar e acredito que seja o objetivo principal de quem o faz.
O retorno foi bem mais tranquilo e no final do dia já estava no carro para retorno.
#Observações importantes para quem deseja seguir essa rota:
#Tempo: 2 dias de caminhada (dá para fazer num final de semana se chegar bem cedo à entrada da trilha)
#Trilha 100% sem informação - se estiver sem GPS não recomendo pois a trilha é muito fechada e há momentos confusos. Certifique-se de estar bem orientado.
#Realizei esta em junho e mesmo com o tempo frio, o desgaste físico é grande, portanto, leve bastante água (3 litros ao menos + extra para cozinhar)
#O ritmo e passada mencionada acima é de nível amador, ou seja funciona apenas como referência.
#Não há necessidade de experiência em pedra para essa trilha, sendo acessível a todos que tenham força de vontade.
#Tenho disponibilizado a trilha no wikilok caso queiram baixar para o celular.
#Me coloco 100% à disposição a ajudar quem queira ir. Precisamos cuidar de nossas montanhas e o incentivo a esse esporte trará benefícios para o próprio país.
Boa trilha a todos!
Deixe seu comentário
Nikolas Albres
Amigo, é um sonho meu subir aí, consegue me ajudar com mais informações, por favor.
Deixei meu e-mail.
Ana Júlia
Olá, Rafael! Gostaria de saber se lá o celular possui algum sinal ou fica totalmente off. É interessante utilizar o aplicativo wikilok por conta da instabilidade de internet, né?
Obrigada!
Rafa Santos
É cobrado alguma taxa para poder subir?
Rafael Narciso de Souza
Nao ha taxas. Uma vez que a Serra Fina nao é um Parque Nacional.
Sérgio
Parabéns pelas dicas. Seria possível fazer um bate volta, saindo as 5 da manhã?
Grato
Rafael Narciso de Souza
Obrigado pelo comentario.
Muito relativo a pergunta. Depende de diversos fatores, incluindo força fisica, rota, clima do dia da subida e etc.
Shirley Viana
Olá, Rafael! Tudo bem ?
Rafael eu estou me preparando/estudando para em 2022 iniciar no trekking e quero seguir uma lista dos 11 picos mais altos do Brasil começando pelo Pico dos Três Estados. Inicialmente os picos e montanhas que eu conseguir fazer o trekking sozinha quero muito tentar por uma questão de satisfação pessoal e por gostar de apreciar minha companhia mas também pretendo fazer algumas trilhas com outros trekkings.
Gostaria de saber se você tem alguma dica importante para quem está iniciando e queria pedir a rota do Pico dos Três Estados que você tem no wikiloc. Desde já agradeço, sua publicação tem me ajudado a traçar essa minha ida ao Pico dos Três Estados.
Rafael Narciso de Souza
Estimada Shirley,
Perdao pelo atraso na resposta e acredito que nesta altura do campeonato voce ja deva ter ido e voltado da sua aventura. Se sim, deixa um comentario que gostaria de ouvir como foi. Caso nao tenha ido ainda, ficarei grato em ajudar com os dados indicados.
Abs e boa trilha.
Matheus
Olá, muito obrigado pelas informações. Estou planejando a subida e gostaria de mais informações sobre os locais para acampar. É possível montar acampamento no próprio cume ou existem lugares próximos passíveis de se montar uma barraca de 4 lugares? Muito obrigado!!!!
Rafael Narciso de Souza
Fala Matheus,
Essa trilha não oferece camping sites, portanto acaba ficando livre a escolha.
Eu experenciei dois locais excelentes que são de fato os mesmos que você comentou, no cume - onde já há demarcações de outros trilheiros - onde acredito que seja o mais indicado pela beleza e facilidade em se instalar.
No meu caso, como não consegui chegar a tempo, fiquei no pé do cume antes de fazer o ataque final. Uma área de banbuzal que te oferece espaço suficiente para pernoitar tranquilo.
Quanto ao tamanho, a barraca de 4 lugares pode ser facilmente instalada em ambas as áreas.
Tomo por referencia a minha de 2 lugares e com espaço de sobra ao redor.
Boa trilha!
Huan Bispo
Olá Rafael, irei subir a montanha no prox. final de semana com amigos meus e alguns familiares, preparamos agora quase tudo mas não encontramos a informação se é necessario pagar para entrar na trilha ou subir. Saberia me informar?
Rafael Narciso de Souza
Olá Huan,
Sinto pelo atraso na resposta, mas deixo registrado caso haja mais leitores com o mesmo questionamento.
A trilha por não ser em parque-público (federal ou estadual), não faz-se necessário o pagamento de taxas, ou entradas. Porém não há (ou ao menos não havia) qualquer suporte oferecido (água, placas, banheiros, etc).
Boa trilha!
Rosemary Rodrigues dos Santos
Oi Rafael, estive lá nesse final de semana, deixamos o carro na rodovia mesmo, no recuo, não tivemos problemas, encontramos com o caseiro de lá, ele disse que poderíamos deixar o carro ali embaixo com um certo custo, optamos por deixar lá no recuo msm e torcendo pra q ele estivesse lá qdo voltarmos rs... foi uma caminhada incrível, e na volta o carro estava lá bonitinho. Muito obrigada pelas dicas e orientações aqui do seu blog, ajudaram mto. Abraços!
Rafael Narciso de Souza
Olá Rose,
Obrigado pelo retorno.
Legal saber e se quiser compartilhar suas fotos me add no rafaelnarcisos - instagram.
Espero que tenha aproveitado bastante.
Abs e até a próxima trilha